Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Projeto de pesquisa: o que é e como se faz

PROJETO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ
Ronaldo Martins
projeto. 1. Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio. 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema: projeto administrativo; projetos educacionais. 3. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto: projeto deestatuto; projeto de tese. 4. Esboço ou risco de obra a se realizar; plano: projeto de cenário. (FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992).

Como indica o próprio dicionário, projeto é um plano, uma projeção, um olhar que se debruça sobre o que está por vir, uma carta de intenções, a proposição de um esquema, de um roteiro que se pretende seguir para que seja atingido umdeterminado fim. É uma tentativa de antecipar e planejar o futuro, de organizá-lo e controlá-lo. É utilizado como estratégia para assegurar que as intervenções (futuras) sejam bem-sucedidas, na medida em que permite a consideração, cuidadosa, de todas as variáveis que poderão interferir na execução de uma determinada tarefa. Ações previamente projetadas, planejadas, tendem a ser mais suscetíveisao sucesso, porque terão sido convenientemente ensaiadas. Não seremos pegos de surpresa pelas eventualidades; estaremos preparados. Projetos há de todos os tipos. Na medida em que todo planejamento acaba redundando em um projeto, haverá projetos de pesquisa, de desenvolvimento, de intervenção pedagógica, de ação social, etc. Neste texto será explorado apenas um tipo de projeto: o projeto depesquisa. Todo projeto de pesquisa tem, por objetivo, descobrir alguma coisa. Neste sentido, os projetos de pesquisa diferem, por exemplo, dos projetos de desenvolvimento, que têm por finalidade inventar (criar) alguma coisa, ou dos projetos de intervenção social, que têm por finalidade operar algum tipo de transformação na comunidade abordada. O projeto de pesquisa é elaborado, portanto, por aquele queestá na posição de quem ainda não sabe e que deseja descobrir. O sujeito do projeto de pesquisa é, sobretudo, o curioso, que quer descobrir regularidades, encontrar explicações, testar hipóteses, experimentar alternativas. Como subproduto de sua pesquisa, pode até mesmo chegar a desenvolver alguma coisa; mas seu objetivo principal é apenas construir o próprio conhecimento. Os demais projetos estãoprimariamente interessados na possibilidade de aplicação do conhecimento, de criação de um produto, de construção de uma técnica. Podem, evidentemente, produzir, como efeito colateral, um novo conhecimento, mas seu objetivo é mais prático, mais imediato, mais material. Os outros projetos não são elaborados por quem ainda não sabe, mas por quem já sabe e quer, agora, aplicar (praticar) o saber.Considere, por exemplo, o problema da poluição dos rios. Um projeto de pesquisa pode querer descobrir, entre outros, a causa dessa poluição, os efeitos dessa poluição, as características dessa poluição, etc. Um projeto de desenvolvimento sobre o mesmo tema teria finalidades mais práticas: tentaria resolver o problema da poluição aplicando essa ou aquela técnica específica. Obviamente, há uma intensarelação entre pesquisa e desenvolvimento. Sem pesquisa prévia, não haverá desenvolvimento algum (como tratar a poluição se não conhecemos suas causas?); sem a perspectiva de desenvolvimento, a pesquisa pode não ter nenhuma utilidade (de que adianta saber que a causa da poluição é o próprio homem se o homem não pode ser objeto de um projeto de desenvolvimento - à exceção,

2

Projeto depesquisa: o que é e como se faz

evidentemente, dos projetos de natureza educacional - ?). Veja, portanto, que as fronteiras entre pesquisa e desenvolvimento são, na maior parte das vezes, artificiais, porque um não resistirá sem o outro. Mas adotemos, por ora, essa distinção, para fins puramente didáticos.

Como se faz um projeto?
Um projeto não começa pelo texto. O texto é apenas o resultado...
tracking img