Direito e cidadania na politica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito da Cidadania

Em uma conceituação puramente axiomática, o sistema representativo consiste em uma Democracia que visa uma organização estatal fundada na existência dos partidos políticos, órgãos estes que em sua pluralidade devem coordenar e manifestar a vontade popular visto que, todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. No entanto feitas essas ressalvas verifica-sea necessidade do eleitor participar ativamente do processo político, com subjetividade, e deixando no ar a sua grande insatisfação e descrença provocadas pelo novo papel da campanha política, cujo projeto é “vender” o candidato específico, privilegiando com afinco o “marketing eleitoreiro” eximindo-se de qualquer prestação de serviços ao eleitor com o objetivo de educação ou transformação políticae social, pois se firmam com vigor na corrupção, abuso de poder econômico e social, ou fortalecer a improbidade administrativa.
Conquanto, na vida diária do povo brasileiro abre-se um abismo entre suas necessidades básicas e primordiais que bloqueiam a capacidade do discernimento para escolha entre o melhor ou pior candidato específico, justamente por ficar cada vez mais distantes deinformações preciosas e verdadeiras como as dos “crimes eleitorais” positivados na Carta Magna e na lei Ordinária Eleitoral, Aspectos Constitucionais que regem as atividades políticas.
A nova Constituição inovou nos aspectos normativos que regem as atividades políticas e como tal devem ser respeitadas e levadas ao conhecimento do cidadão desde sua convivência familiar de infância até os caminhosque deva ou possa seguir durante a vida.
Desde os tempos da Regência Trina Imperial surgiram no Brasil, os Partidos políticos significando dizer que, na história do constitucionalismo nacional, seja com tendências conservadoras ou liberais da sociedade, seja em condições extremistas de direita, esquerda ou centrista há uma constante busca da conciliação com a Democracia visando sempre acorreção do regime representativo.



Conclusão

No Brasil, como toda e qualquer forma de regime político emerge formas de conflitos que visem o “evolucionário e o revolucionário”. Quer em educação, trabalho, economia, social, quer nas forçosas combinações cientifico - tecnológicas onde se torna importante focar imediatamente para o problema da obsolencia política estrutural de formaglobalizada.
Dessa forma, o estudo proposto cujos parâmetros são de alta complexidade grita aos leitores, da necessidade de uma visão política cultural ampla e irrestrita frente aos acontecimentos no mundo, hoje, inserida em um vasto processo de aprendizado, compreensão, correção e, reestruturação que possa gerar acima de tudo, a verdadeira liberdade de expressão, do voto, da pressão estratégica aospolíticos existentes e, de começar um processo de reconstrução no sistema atual de condução da política interna nacional visando evitar a tirania retrógrada, que aliada ao corporativismo venham trazer conseqüências nefastas sobre a Democracia, impedindo assim, a solidificação da personalidade condizente aos princípios básicos da nossa Carta Magna Democrática de Direitos. O que significa dizer, aprioridade sobre as garantias da aplicabilidade e efetividade dos Direitos Humanos fundamentais e o Princípio da Dignidade Humana.

Liberdade Social
Cabe a sociedade, os partidos, as organizações sociais e públicas interessadas direta ou indiretamente no processo eleitoral, divulgarem a questão e discutirem o tema sem nenhum preconceito, analisando os pontos de vista prós e contras e assimsubmeterem o tema a uma decisão através do Congresso Nacional ou até mesmo numa consulta direta a população brasileira através de plebiscito.

O Dinheiro publico é nosso.
A forma como se gasta os recursos públicos é assunto que deveria preocupar todos os cidadãos. Afinal, dinheiro publico é resultado dos impostos que pagamos, os quais são cobrados do pão nosso de cada dia à cervejinha...
tracking img