Direito penal v - criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME E RA

DIREITO PENAL V
TEMA: CRIMINOLOGIA
ETAPA - 1

Jundiaí
XX/XX/2012

NOME E RA

DIREITO PENAL V
TEMA: CRMINOLOGIA
ETAPA - 1

Trabalhode pesquisa apresentado à Faculdade Anhanguera de Jundiaí, como exigência parcial da Disciplina de Direito Penal V, sob a orientação do Professor

JundiaíXX/XX/2012

CONCEITO CRIMINOLOGIA

É a ciência ligada ao Direito e que estuda o crime em todos os seus aspectos: pessoal, social, etiológico, repressivo,clínico etc.
A criminologia fornece o substrato empírico do sistema, seu fundamento científico, pretende conhecer a realidade para explicá-la, aproxima-se dofenômeno delitivo sem mediações, procurando obter informação direta deste fenômeno.
Alguns estudiosos entendem que a criminologia pode ser em sentido estrito porqueestuda o crime em sentido amplo porque abrange a pena imposta ao delinqüente e os problemas de prevenção do delito através de medidas não punitivas.

OBJETO

Oobjeto da criminologia é o estudo do delito do delinqüente e da vítima, assim como no controle de tal comportamento. Objeto diverso e múltiplo cujo análiseconverge em seu afã de esclarecer e neutralizar no fenômeno o acontecimento criminoso.
O crime é a prática de ato nocivo à outrem, defeso por lei, cujo autor estarásujeito à pena imposta também por lei.
A relevância da criminologia reside no fato de que não existe sociedade sem crime. Ela atribui para o crescimento doconhecimento cientifico com uma abordagem adequada do fenômeno criminal. O fato de ser ciência não significa que ela esteja alheia a sua função na sociedade.
tracking img