Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6440 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO EMPRESARIAL

Faculdade : Anhanguera de Osasco
TEMA: FUSÃO

AMBEV

RESUMO
Criada em julho de 1999, resultante da controversa união entre as duas principais concorrentes no segmento de bebidas brasileiro – a Antárctica e a Brahma –, a AmBev, com uma gestão moderna, eficiente, voltada para resultados a curto prazo e com um controle gerencial compartilhado entre os principaisexecutivos das duas empresas de origem, tornou-se em menos de cinco anos uma das empresas mais admiradas e bem administradas do cenário empresarial brasileiro e latino-americano. Fundamentado na teoria das fusões e aquisições, este artigo faz uma análise da trajetória da AmBev, no que se refere a seus aspectos econômico-financeiros e estratégicos, desde a sua criação até a sua fusão com a Interbrew, cujaconcretização resultou em mudanças significativas para ambas e para o segmento de bebidas nacional e internacional, visto que se trata da união de empresas líderes ou vice-líderes no segmento de cervejas em diversos países e que atuam em mercados mundiais complementares.

INTRODUÇÃO
O avanço dos meios de transporte e da tecnologia, principalmente dos meios de comunicação e da informática, temcontribuído para a internacionalização do capital financeiro e produtivo, a reestruturação patrimonial e societária e a desregulamentação da atividade econômica por meio da redução de barreiras alfandegárias e do aumento da competição, resultando num ambiente de mercado volátil, que tem exigido das empresas um novo posicionamento competitivo.
Nesse cenário, assiste-se atualmente a umaestruturação produtiva em todos os seus níveis, que se apresenta sob várias formas de parcerias e alianças empresariais, entre elas as fusões e aquisições.
O atual cenário empresarial é caracterizado pela crescente internacionalização das empresas e por um ambiente incerto de negócios, de acirrada competição, o qual, a longo prazo, devido aos rearranjos econômicos, premia as empresas mais eficientes e quetêm poder de mercado. Uma maneira rápida de uma empresa conquistar novos mercados e se consolidar no mercado é a sua combinação com outra empresa, por meio dos processos conhecidos como fusões e aquisições, ou simplesmente F&As.
Os processos de F&A que ocorrem atualmente visam basicamente o acesso a novos mercados, tecnologias e competências, maior poder econômico e de competição, sinergias emelhoria de eficiências administrativas e operacionais, diminuição do risco operacional e financeiro, proteção de mercado contra a entrada de concorrentes estrangeiros, aquisições indesejadas ou a simples sobrevivência. A consolidação do mercado de bebidas brasileiro, mais especificamente o de cervejas, iniciou-se com a criação da AmBev em 1999, e agora parece estar definitivamente seguindo a tendênciade concentração empresarial e de internacionalização, com a fusão da AmBev com a Interbrew. Observase na economia internacional que a forma encontrada pelas empresas para crescer ou entrar mais rapidamente em novos mercados tem sido os processos de F&A, que reduzem etapas necessárias à criação de uma nova empresa desde a sua planta (investimento greenfield). O aspecto econômico que comprova isso,segundo dados da UNCTAD (2003), é as F&As representarem atualmente uma das mais importantes fontes de Investimento Direto Estrangeiro (IDE).
O anúncio da fusão da Antárctica com a Brahma em 1999, criando a AmBev, teve uma grande repercussão na mídia e foi bastante controverso para os seus diversos stakeholders, principalmente para os órgãos governamentais que a analisaram, para os concorrentes,funcionários e a opinião pública, pois se tratava na época de uma união de duas empresas líderes do segmento de bebidas, cujo efeito multiplicador foi considerável para a economia brasileira. A complexa união das duas empresas foi permeada de dificuldades e batalhas judiciais contra concorrentes e, no final, o prazo e as restrições foram maiores que os esperados, mas não inviabilizaram a sua...
tracking img