A solidariedade organica e a solidariedade mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1921 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDAVI – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
Administração – 2 ª Fase
Sociologia
Bruno Heidrich Filho, Elton Ramos, Gabriel Leyendecker Lima, Luis Carlos Krenkel da Cruz, Rodrigo Bechtold Darós.

A Solidariedade Orgânica e a Solidariedade Mecânica

O tema do livro De La division Du travail social é central no pensamento do autor: as relações entre osindivíduos e a coletividade. Como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade? Como se chega a esta condição da existência social que é o consenso?
Durkheim responde distinguindo duas formas de solidariedade: a solidariedade dita mecânica e a orgânica.
Uma solidariedade por semelhança. Quando esta forma de solidariedade domina uma sociedade, os mesmos sentimentos, os mesmos valores.
Aforma oposta de solidariedade, a orgânica, é aquela em que o consenso, isto é, a unidade coerente da coletividade. Os indivíduos não se assemelham, são diferentes.
As duas formas de solidariedade correspondem a duas formas extremas de organização social. As sociedades que há meio século chamávamos de primitivas, e que hoje preferimos chamar de arcaicas, ou sociedades sem escrita (mudança determinologia que exprima uma mudança de atitude com relação a essas sociedades).
Nas sociedades primitivas, cada indivído é o que são os outros; na consciência de cada um predominam, em número e intensidade, os sentimentos comuns a todos, os sentimentos coletivos.
No vocabulário de Durkheim, um segmento designa um grupo social onde os membros estão estreitamente integrados. Mas pode acontecer, explicaDurkheim que em certas sociedades onde ocorrem formas já muito desenvolvidas da divisão econômica do trabalho subsista parcialmente uma estrutura segmentária.
Vamos encontrar essa idéia numa passagem curiosa, em que Durkheim comenta que a Inglaterra.
A grande indústria e o grande comércio parecem ter-se desenvolvido ali tanto quanto no continente, embora o sistema alveolar pareça muito acentuado,como o demonstram a autonomia da vida local e a autoridade da tradição.
O espírito de imitação e o contato com uma civilização mais refinada podem levar a este resultado. É assim que o entendimento, parte culminante e, em conseqüência, mais superficial da consciência, pode ser facilmente alterado por influências externas como a educação, sem que os fundamentos da vida psíquica sejam atingidos.Não se deve julgar a posição de uma sociedade na escala social de acordo com sua civilização, em especial a civilização econômica; uma intimação, uma cópia, recobrindo estrutura social de espécie inferior.
A noção de estrutura segmentária não se confunde com a solidariedade por semelhança.
A divisão do trabalho que Durkheim procura apreender e definir não se confunde com a que os economistasimaginam. A diferenciação das profissões e a multiplicação das atividades industriais exprimem a diferenciação social que Durkheim considera de modo prioritário.
Conceito de consciência coletiva, que, desde esta época, figura no primeiro plano do pensamento de Durkheim.
Tal como é definida em De La Division Du trabail social, a conciência coletiva é simplesmente “o conjunto das crenças dossentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade”. Durkheim esclarece que este conjunto “forma um sistema determinado, que tem vida própria”.
Esta consciência coletiva comporta, de acordo com as sociedades, maior ou menor extensão ou força. Nas sociedades dominadas pela solidariedade mecânica, a consciência coletiva abrange a maior parte as consciências individuais. Nas sociedades arcaicas, a fraçãodas existências individuais submetida a sentimentos comuns é quase co-extensiva com a existência inteira.
A força desta consciência coletiva acompanha a sua extensão. Nas sociedades primitivas, ela não só abrange a maior parte da existência individual, como também os sentimentos coletivos têm força extrema, que se manifesta pelo rigor dos castigos impostos aos que violam as proibições...
tracking img