Direito dos deficientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que pode melhorar na proteção aos direitos dos deficientes

O Brasil ainda esta engatinhando no que diz respeito aos direitos dos deficientes, projetos de inclusão e acessibilidade. O Decreto nº5.296, de 2 de Dezembro de 2004,Regulamenta as Leis nºs 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, queestabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Os pontos contidos nesse decreto emmuito ajudariam a vida dos deficientes, entretanto não há interesse em cumpri-los, tanto por parte do poder publico ,quanto pela iniciativa privada.
A acessibilidade a prédios públicos e privadosainda é um grande obstáculo na vida das pessoas com necessidades especiais, muitas edificações são antigas o que dificulta as obras de adaptação às necessidades dos deficientes.
Mas mesmo quando as obrassão de fácil realização, não são de interesse dos administradores, exemplo visto nos sistemas de transporte urbano que possuem uma pequena porcentagem de ônibus adaptados a cadeirantes, e os poucosadaptados sofrem com a falta de manutenção dos elevadores, que em muitas vezes não funcionam ou ainda pior, derrubam os usuários.
Porém, o preconceito e o descaso da população com relação aosdeficientes é o maior obstáculo ao pleno acesso deles aos seus direitos. Atitudes como parar o carro em frente às pouquíssimas rampas de acesso que existem das calçadas, ou estacionar em vagas reservadas apessoas portadoras de necessidades especiais mostram que não é somente o descaso do governo que dificulta a vida dos deficientes, mas principalmente as atitudes egoístas das pessoas, que na busca defacilidades acabam atropelando os direitos dos outros.
Ninguém gosta de andar com seu carro por ruas desniveladas, cheia de buracos e obstáculos, entretanto não se preocupam em manter uma qualidade...
tracking img