Direito conceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO CIVIL I

QUESTIONÁRIO1. Direito. Conceitue:
O homem por ser um ser social, que vive em meio há outros indivíduos, necessitando assim de um“ordenamento”, “regras”.
Sendo assim, conceituamos o Direito como, um conjunto das normas gerais e positivas, que regulam a vida social, (citada por Washington Barros Monteiro). È um conjunto de regrasque visa disciplinar a vida em sociedade.

2. Dê o conceito sobre:
a) Direito Positivo:
Direito Positivo é o ordenamento jurídico em vigor num determinado país e numa determinada época.
b)Direito Natural:
Direito Natural é a ideia abstrata do direito, o ordenamento ideal correspondente a uma justiça superior e suprema. Tendo em vista que o Direito positivo se derivou do mesmo, quepara haver uma sociedade harmônica, teriam de haver regras para que definissem os direitos e deveres de cada cidadão, para assim viverem em sociedade pacificamente.
c) Direito Objetivo:
DireitoObjetivo é o conjunto de normas impostas pelo Estado, de caráter geral, a cuja inobservância os indivíduos podem ser compelidos mediante coerção.
d) Direito Subjetivo:
Direito subjetiva é afaculdade individual de agir de acordo com o direito objetivo, de invocar a sua proteção, confere a alguém de agir e de exigir de outrem determinado comportamento.
e) Direito Público:
Direito Publico é odireito que regula as relações do Estado com outro Estado, ou as do estado com os cidadãos, e privado o que disciplina as relações entre os indivíduos como tais, nas quais predomina imediatamente ointeresse de ordem particular, ou seja, que trata das relações internas e externa de interesse não só dos Estados efetivamente como os interesses dos indivíduos com o Estado.
f) Direito...
tracking img