Sintese: nona carta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Pode se refletir sobre o grupo como espaco para a educacao. A educação transformadora é aquela que propicia ao sujeito uma apropriacao doconhecimento a informacao só é util e produtiva quando o sujeito se apropria dela. A importancia dos grupos orerativos residem no fato de que sao ferramentas de incorporação do saber caracterizado peladidatica que torna o individuo um agente ativo e responsavel da mudança de habitos. Alem de serem instrumentos de acolhimento, vinculo, integralidade, co-responsabilidade e trabalho em equipe.



Paraelaborar a consideração final deste trabalho propomos a tarefa de apontar alguns pontos importantes que não foram contemplados no decorrer do texto.

Além das influencias psicanalíticas e dedadinâmica de grupos os grupos operativos têm ainda como marco conceitual, as idéias sobre teoria de campo, a tarefa, o esclarecimento, a aprendizagem, a investigação operativa, a ambigüidade, a decisão, avocação, as técnicas interdisciplinares e acumulativas, a comunicação e os desenvolvimentos dialéticos em espiral (Pichon-Rivière, 1998)

Picho-Rivière também criou a teoria do vínculo que vai maisalém da visão intrapsíquica da psicanálise situando o homem no contexto de suas relações.

Elaborou o Esquema Conceitual Referencial Operativo (ECRO), um dos eixos de sua teoria, onde o referencial éo conjunto de experiências, conhecimentos e afetos prévios que os indivíduos pensam e agem em grupos, mas que para se tornar operativo gerar as mudanças pretendidas, precisa da aplicação de umaestratégia (a criação de uma situação de laboratório social), de uma tática (a abordagem grupal) e de uma técnica (focando na tarefa proposta), onde o papel do copensor (nome que Pichon gostava de dar parao coordenador) é de criar, manter e fomentar a comunicação entre os membros do grupo (OSÒRIO, 2003).

Entre muitas outras coisas Pichon vai nos falar das defesas que impedem dificultam a...
tracking img