Direito civil iv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO CIVIL IV
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
AULA 4 – PRINCIPIOS DOS CONTRATOS

PRINCÍPIOS CONTRATUAIS (continuação)

Em razão de sermos uma sociedade capitalista de consumo em massa oscontratos passaram a ser “negócios de massa”, não são mais paritários, mas com cláusulas pré-estabelecidas, onde o contratante faz uma mera adesão, não lhe sendo possível discutir uma cláusula sequer docontrato.

Não existe outra solução para a economia de massa, seria impossível, dada a atual explosão demográfica, discutir todos os contratos cláusula por cláusula.

Em razão destas mudanças, o atualCC, avançou na finalidade jurídica do contrato. Hoje, o contrato é visto como um elemento de eficácia social, que deve ser cumprido tendo em vista também o benefício para a sociedade e não apenas ointeresse do credor.

Por este motivo, o contrato passou a ser visto de forma temporal, mais próximo da realidade que vivemos e a atual legislação, expressamente limitou a liberdade contratual emrespeito à função social do contrato e a boa fé objetiva.

FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS

O artigo 421 do CC dispõe que “a liberdade de contratar (na verdade a expressão deveria ser liberdadecontratual = conteúdo negocial) será exercida em razão (tb não é em razão (é da autonomia privada e não do contrato), e sim limite do conteúdo do contrato) e nos limites da função social do contrato”.
A leinão define o que vem a ser a função social do contrato, e assim sendo, poderá ser interpretada de várias formas,

• Princípio de ordem pública pelo qual o contrato deve ser necessariamenteinterpretado e visualizado de acordo com o contesto da sociedade.

2) SUPREMACIA DA ORDEM PÚBLICA
Intervenção estatal na relação contratual (dirigismo)/CF/88 e função social dos contratos
A FunçãoSocial do Contrato no NCC
Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do...
tracking img