Direito ambiental

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
Plano Diretor x Proteção do Meio Ambiente / Parte Urbanística

1. INTRODUÇÃO

A Constituição da República Brasileira de 1988 (CR/88), em seus artigos 182 e 183, e o Estatuto da Cidade de 2001,indicam que a legislação urbanística – enquanto instrumento de política urbana – deve sempre buscar a cidadania por meio da garantia da função social da cidade e do bem-estar de seus habitantes. Mas,ao contrário dessa orientação, os projetos de renovação urbana estão, via de regra, voltando-se, cada vez mais, aos interesses privados do mercado imobiliário, fundiário e financeiro, atuando,primordialmente, em benefício das elites dominantes e do capital, causando a perda do valor de uso da terra, a expulsão da população de baixa renda para a periferia e a consolidação de enclaves sociais.
Asreflexões e a celebração em torno do assunto, mais precisamente em Maceió-AL, representam uma oportunidade para analisar a aplicabilidade da função social da propriedade face à política urbana localinstaurada e a discussão a respeito da racionalização da aplicação de suas normas e de controle que estariam dificultando o investimento produtivo, aumentando a irregularidade, a sonegação e aespeculação, além de não promover a ocupação do solo de forma coerente com as características ambientais, sociais e a disponibilidade de infraestrutura.
Nos termos atuais, a propriedade não deve maissatisfazer somente as faculdades do proprietário; deve, sim, coadunar-se com a sua função social, pois os interesses individuais que se projetarão sobre a propriedade devem estar em equilíbrio com ointeresse coletivo.
O Plano Diretor é uma legislação que visa planejar o crescimento da cidade, fornecendo as diretrizes para controlar o desenvolvimento da cidade. Assim, a CR/88 reza que o Plano Diretor éo instrumento básico da política de desenvolvimento da expansão urbana. Dessa forma, percebe-se a importância dessa Lei para a melhor condição de vida social aos cidadãos urbanos.
O PDM é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • Direito Ambiental
  • Direito Ambiental
  • DIREITO AMBIENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!