Diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
*
* INTRODUÇÃO

As fontes de alimentação constituem uma das etapas básicas dos equipamentos elétricos e/ou eletrônicos. A função dessa etapa inicial é 'casar' a tensão elétrica fornecida pela rede domiciliar/industrial com as tensões adequadas às demais etapas do equipamento. É o caso, por exemplo, de dispormos de uma tensão de 127 VAC ou 220 VAC e necessitarmos de tensões de 5 VCC ou 10VCC. Uma fonte básica simples (ou linear, como dizem os mais teóricos) é, via de regra, constituída por 4 blocos, cada um com sua finalidade específica. Eis o diagrama de blocos:

Bloco 1- Transformador - Altera os parâmetros 'tensão e corrente' de entrada AC para outro(s) valor(es) de 'tensão e corrente' de saída AC. Um dado valor de tensão de saída AC podem ser maior, igual ou menor que atensão de entrada AC.

Bloco 2- Retificação - Retifica os pulsos de saída do transformador, produzindo uma nova saída polarizada pulsante DC

Bloco 3- Filtragem - Filtra a tensão pulsante de saída do bloco retificador eliminando boa parte de sua pulsação.

Bloco 4- Regulagem - Regula eletronicamente a saída do bloco de filtragem de modo a se obter uma tensão contínua e constante.

CIRCUITORETIFICADO DE ONDA COMPLETA EM PONTE

O circuito retificador de onda completa em ponte é mais usado na construção de fontes retificadoras.

O nome em ponte é devido ao uso de quatro diodos em uma configuração similar ao circuito usado em instrumentação chamado “Ponte de Wheatstone”.
Por ser um retificador de onda completa o capacitor de filtro é menor do que o capacitor de filtro do circuito demeia onda.

O transformador usado no circuito retificador em ponte é um transformador simples, na há necessidade de um tape central!
O circuito é mostrado abaixo, você deve ter o máximo de atenção na montagem dos diodos, um diodo invertido pode colocar o transformador em curto.
Para memorizar como montar os diodos observe que o desenho as setas dos diodos estão apontando para o terminalpositivo do retificador.

Outro detalhe importante é quanto ao ponto do terra que é o terminal zero volt da fonte, este ponto não vai conectado ao transformador como nos outros circuitos retificadores! Observe que o terra é apenas uma simbologia prática para desenhar uma linha que de outra forma complicaria a visualização do circuito.

Existem outras aplicações em que o terra tem a função deproteção ou ainda de desviar sinais ruidosos, não é este o caso!
Figura mostrando um circuito retificador em ponte:

FUNCIONAMENTO:

No circuito retificador a tensão alternada presente no secundário do transformador VS é retificada porque sempre haverá um caminho formado por um par de diodos que direciona a corrente para o terminal positivo da ponte!

Para a análise você deve olhar para o circuitosem o capacitor de filtro desta forma terá uma visão melhor da forma de onda presente na carga, como é mostrado nas figuras abaixo!

Quando a tensão no secundário for positiva no ponto “A” em relação ao ponto “B” a corrente flui passando pelo diodo D1 da ponte, pois, a corrente deve seguir o sentido da seta dos diodos.

Depois a corrente passa pela carga RL, volta pelo terra para o terminalnegativo da ponte e encontra dois diodos com setas habilitando a corrente a circular, mas, a corrente vai para o potencial mais baixo que é ponto “B” do transformador via diodo D2, acorrente segue em direção ao terminal negativo!

Na verdade o diodo D1 está inversamente polarizado, pois o potencial mais alto está no catodo!

Figura 1: Figura mostrando o semi-ciclo positivo!

Quando a tensãono secundário for positiva no ponto “B” em relação ao ponto “A” a corrente flui passando pelo diodo D4 da ponte, pois, a corrente deve seguir o sentido da seta dos diodos. Depois a corrente passa pela carga RL, volta pelo terra para o terminal negativo da ponte e encontra dois diodos com setas habilitando a corrente a circular, mas, a corrente vai para o potencial mais baixo que é ponto “A” do...
tracking img