Diodo varicap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição



Diodo de sintonia ,diodo de capacidade variável ou varicap são alguns nomes dado a este componente.
O Varicap é um diodo que tem sua própria capacitância variável quandosubmetido a um determinado valor de tensão entre seus terminais. Com a possibilidade de se substituir o pesado e caro capacitor variável por um dispositivo semicondutor que pode ser controladodiretamente por circuitos externos, a sintonia de receptores, transmissores e osciladores torna-se muito mais simples.








[pic]




















Funcionamento e CurvaCaracterística

Toda a junção PN pode comportar-se como uma capacidade quando está polarizada inversamente.Conforme o potencial de polarização inversa aumenta, a largura da região de depreção tambémaumenta, o que reduz a capacitância de transição. As simbologias e a curva característica da capacitância de um Diodo Varicap

[pic]

A referida capacidade depende do valor da tensão inversaaplicada. Se:
VR ? ? Zona neutra ? ? C ? (a capacidade diminui com a espessura do dieléctrico).
VR ? ? Zona neutra ? ? C ? (a capacidade aumenta com diminuição da espessura do dieléctrico).



Tal fatopode observar-se na curva característica de um varicap.

Os valores obtidos da capacidade vão desde 1 a 500pF.
A tensão inversa mínima tem que ser de 1V.

Num diodo, entretanto, existe um fatorque pode ser alterado a partir de uma ação exterior que é a distância entre as armaduras.
Como, na realidade, as armaduras deste capacitor "fictício" que existem no diodo são formadas por portadoresde carga que podem se mover no interior do material, podemos afastá-las ou aproximá-las pela ação de um campo elétrico, ou seja, pela aplicação de uma tensão externa.
Se o diodo estiver desligado(tensão nula entre o anodo e o catodo), os portadores de cargas das armaduras atraem-se e só se não se recombinam totalmente porque existe uma barreira de potencial na junção.
Sua distância é então...
tracking img