Dimensionamento de frotas

DIMENSIONAMENTO DE FROTAS
Dimensionar a frota é definir a quantidade certa de veículos para atender a real demanda de transportes na empresa. Segundo VALENTE et al. (1997), as previsões procuram sebasear em dados e na experiência profissional. Ainda assim, fica-se sujeito a margens de erros, que variam com as mudanças futuras. Antes de se estabelecer em operações matemáticas que permitamestimar a demanda, é necessário realizar análise abrangendo os itens:
- estudo do setor onde se efetuará o cálculo da demanda;
- informações necessárias ao planejamento da demanda;
- estudo dos sistemasenvolvidos e das variáveis que possam afetar a demanda por transporte.
Numa empresa que tem o transporte como atividade-fim, a demanda é medida em função do mercado. No caso de uma empresa que têm otransporte como apoio, a demanda é função das necessidades das áreas fim, em consonância com as políticas e metas empresariais. O comportamento do mercado, constituído pelos clientes destas empresas,tem repercussões nas suas atividades meio, inclusive o transporte.
De acordo com COGE-STR, (1993), as metodologias adotadas para dimensionamento de frotas podem ser adaptadas às diversas modalidades.Neste projeto, são apresentados quatro métodos para estabelecer demanda de transporte, sobre os quais comenta-se a seguir: 

Método da Utilização
Tem como objetivo a determinação de um processológico, do requisito – número de veículos da frota, por órgão usuário e tipo de serviço ao qual está engajado o veículo. Este método depende de informações referentes à utilização do veículo, comoquilômetros percorridos, horas de uso e serviço atendido. A confiabilidade das informações obtidas é de extrema importância para o resultado do método. 

Método Programado
Este método destina-se adeterminar o número de veículos da frota baseado no conhecimento da programação das atividades e necessidades do usuário de transporte. Ele possui uma lógica simples que o torna de fácil aplicação e se...