Dimensionamento de frota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - DIMENSIONAMENTO DA FROTA
Dimensionar a frota é definir a quantidade certa de veículos para atender a real demanda de transportes na empresa. As previsões procuram se basear em dados e na experiência profissional. Ainda assim, fica-se sujeito a margens de erros, que variam com as mudanças futuras. Antes de se estabelecer em operações matemáticas que permitam estimar a demanda, é necessáriorealizar análise abrangendo os itens:
- estudo do setor onde se efetuará o cálculo da demanda;
- informações necessárias ao planejamento da demanda;
- estudo dos sistemas envolvidos e das variáveis que possam afetar a demanda por transporte.
2 - CONSIDERAÇÕES GERAIS
Os últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores já conseguidos nesse setor.Entre os motivos para atingir esses índices, está a especialização da gestão nas empresas, inicialmente induzidas pela presença de filhos de empresários com formação superior na administração. Eles foram precursores da profissionalização nos serviços no setor.
Entretanto, apesar desses números animadores, ainda há muito a conquistar. existem fatores que fazem a produtividade, no setor detransportes , apresentar um índice bem baixo de outros ramos da economia, como veículos com características inadequadas ao tipo de transportes a que se destinam, má conservação da vias, congestionamento e lentidão nas operações de carga e descarga ou embarque e desembarque.
As pesquisas revelam que o transporte de carga apresenta apenas 43% da ocupação de sua capacidade total. O caminhão médio é ocampeão da ociosidade, enquanto o caminhão pesado, com capacidade superior a 40 toneladas, destaca-se por ser o mais utilizado (com sobrecarga, em média, de 3,4 toneladas a mais do que de peso ideal, em 57,4% das viagens).
A inadequação de alguns veículos começa na hora da compra. è comum empresários comprarem um caminhão pensando no preço de revenda do que na sua adequação ao serviço.
Falta tambémmelhor relacionamento desses empresários com os fabricantes de veículos, coam finalidade de melhor compatibilizar necessidades com produtos disponíveis. Um exemplo é o não aproveitamento das medidas limites permitidas pela legislação, como as dos veículos , em geral de 16 metros, utilizada regularmente, quando a e legislação permitia 18,5 metros.
Outro exemplo de utilização inadequada é alocarcaminhões de grande porte e pesados em viagens aos centros urbanos, onde, normalmente, acabam perdendo parte de seu tempo em congestionamentos, os quais eles mesmos contribuem para formar. Para esses casos, uma solução que deve ser mais difundida é a criação de centrais de recebimento descargas. Dali, elas seriam embarcadas em veículos de menor porte, os quais fariam a distribuição urbana,evitando assim tais transformações.

3 - PREVISÃO DE DEMANDA
Prever o futuro é algo sonhado pela humanidade já faz muitos séculos, Fazer planejamento é buscar prever um pouco do futuro. Evidentemente as previsões procuram basear-se em dados e na experiência profissional e nesse caso seriam mais corretamente chamadas de predições. Mas, ainda assim, projetar uma demanda futura nos sistemas detransporte é estar sujeito a margens de erros, que variam conforme as mudanças de mercado. O grau de certeza dos resultados vai depender da finalidade e da amplitude do estudo realizado. Por isso, antes de estabelecer operações matemáticas que permitam estimar a demanda futura, é necessário fazer uma análise que abranja os seguintes itens:
- estudo de todo o setor dentro do qual se efetuará o cálculoda demanda;
- identificação das informações que possibilitem decidir o que interessa ou não para planejar a demanda pelos transportes;
- estudo específico dos meios ou sistemas envolvidos no plano, bem como de todas as variáveis que possam afetar a procura por transportes.
3.1 - O Mercado
Independentemente da área de atuação e da finalidade dos serviços que executa, uma empresa está sempre...
tracking img