Dilthey versus aron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dilthey versus Aron

Dilthey

A filosofia critica da história coloca as questões proposta por Kant a física Newtoniana, visando a descoberta do caráter específico do conhecimento histórico.

Seuobjetivo é estabelecer um conjunto de critérios que singularize o conhecimento histórico, tornando-o independente dos modelos de objetividade da física e afastando-o da filosofia especulativa. Este é oprojeto da filosofia critica da história, ela deverá se subordinar a critica kantiana, ou subordina-la, ou se coordenar a ela.

Dilthey é ambicioso, que subordinar a critica kantiana a critica da razãohistórica.

Sua argumentação para estabelecer essa autonomia é que o homem não criou a natureza, mas criou o mundo social, o direito e a cultura e só pode conhecer o que se criou, então oconhecimento atravessa as aparências e atinge o interior do seu objeto.

O objeto das ciências naturais não produz sentido, não tem intenções e não realiza ações.

Dilthey foi mais admirado do que seguido, entreos historiadores. Seu método resultava mais de seu talento singular do que de algo comunicável e executável pela maioria.

Dilthey Chegou a conclusão que não há filosofia da história verdadeira, quea verdade absoluta total, esta fora do alcance, o levou ele a esta conclusão foi a diversidade dos sistemas filosóficos globais e sua exclusão recíproca.

Aron

Aron apresenta uma avaliação negativado movimento alemão. O relativismo historicista, representa a derrota do evolucionismo recionalista, confiante na ciência positiva e na democracia.

Os historicistas chegaram a três conclusões céticas:Não se saberia atingir leis universais, nem afirmar uma ética independente das condições sociais, nem precisar para todos e para cada um o que é necessário fazer ou querer. Negaram a tradiçãorecionalista.

A posição de Aron é bastante peculiar: ele concorda com os filósofos críticos da história quando à especificidade do conhecimento histórico. Aceita a história é autoconsciência que o homem...
tracking img