O Historicismo: Aron versus Dilthey. In: REIS, José Carlos. A História. Entre a filosofia e a ciência. São Paulo: Ática, 1996.

Introdução

No século XIX cai à filosofia tradicional da históriapara nascer à filosofia critica da história. Dilthey acredita que o único caminho aberto para a filosofia da história era a crítica Kantiana. Pois aço contrário da lógica hegeliana que se mostra nadialética da história, com a concepção de Razão que se mostra no tempo da história e no espaço da natureza.
Enquanto Kant coloca diante da história questões também postas diante da física para encontraro caráter especifico do conhecimento histórico, Comte pretendia apenas aproximar as ciências humanas da física, modelo único e definitivo de ciência. A tentativa de cientificizar a história se mostradentro do diálogo do conceito de ciência e em que medida o historiador se apropria deste discurso para a sua pesquisa historiográfica.
O projeto desta filosofia critica da história é prosseguir aobra Kantiana, que deixara de lado as ciências humanas. O questionamento aqui apresentado é sobre o problema da originalidade do conhecimento nas ciências humanas.
O projeto da filosofia critica dahistória é tornar o conhecimento histórico independente dos modelos de objetividade da física e afastando-o da filosofia especulativa. O questionamento aqui é sobre a objetividade do conhecimentohistórico. Weber vai refletir sobre os limites da objetividade histórica e até onde ela vai ser independente da vontade do historiador.
A questão se mostra relevante na medida em que dentro do saber objetivoa história constrói uma abordagem estética que a legitime como verdade. Dilthey propõe o rompimento com o naturalismo e a autonomia das ciências humanas. Seus argumentos são: se não se pode conhecero interior do que foi criado pela natureza então não se pode conhecer o interior da natureza humana do individuo, portanto a metodologia das ciências naturais não pode ser usada para o conhecimento... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). O historicismo: aron versus dilthey. in: reis, josé carlos. a história. entre a filosofia e a ciência. são paulo: ática, 1996.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Historicismo-Aron-Versus-Dilthey-In/543968.html

MLA

"O historicismo: aron versus dilthey. in: reis, josé carlos. a história. entre a filosofia e a ciência. são paulo: ática, 1996." TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Historicismo-Aron-Versus-Dilthey-In/543968.html>.

MLA 7

"O historicismo: aron versus dilthey. in: reis, josé carlos. a história. entre a filosofia e a ciência. são paulo: ática, 1996.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Historicismo-Aron-Versus-Dilthey-In/543968.html>.

CHICAGO

"O historicismo: aron versus dilthey. in: reis, josé carlos. a história. entre a filosofia e a ciência. são paulo: ática, 1996.." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Historicismo-Aron-Versus-Dilthey-In/543968.html.