Fungos pw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fungos
Introdução
Neste trabalho irei apresentar alguns benefícios e malefícios de protozoários e fungos. Normalmente estes são usados em fabricações de muitos materiais hoje utilizados em pesquisas e em indústrias. O reino fungico se destaca por sua grande diversidade de trabalho e sua diversidade de doenças que são não apresentam tanta preocupação para o ser humano, pois tem um tratamentofácil sem trazer muitos males ao homem. O reino protozoa se destaca por sua imensidão, pois é dele que é formado as algas que são a base para a provável recuperação de nosso planeta. Assim irei apresentar características destes dois que reinos que podem vir ajudar ou destruir o ser humano.
A importância dos fungos
Os fungos desempenham importantíssimo papel na Natureza: são eles que, juntamentecom as bactérias do solo, fazem a decomposição de cadáveres de animais e de plantas. Nesse papel de decompositores da cadeia alimentar, eles permitem a reciclagem dos elementos químicos que constituem a matéria orgânica. Se não fosse assim, os elementos se esgotariam para os seres vivos.
Os fungos são antigos aliados da humanidade, utilizados na fermentação do pão e na produção de bebidasalcoólicas. Além disso eles emprestam um sabor característico ao queijos tipo roquefort, camembert, gorgonzola e muitos outros, sem falar na utilização de fungos diretamente na alimentação, como é o caso dos famosos champignons.
Os fungos têm importância médica pois podem causar doenças no homem, nos vegetais e nos animais. As doenças causadas por fungos recebem o nome de micoses.
As principais micoseshumanas são: o sapinho, a frieira e as micoses de pele. Nos vegetais os fungos podem causar doenças como: as "ferrugens, e os "carvões".
Ainda temos os fungos do gênero Penicillium, que são empregados na fabricação de antibióticos naturais.
Por que cresce a massa do pão?
O fermento biológico é um tipo de fungo utilizado desde a Antigüidade na produção de pães e bebidas alcoólicas. Somente com ouso do microscópio verificou-se que o fermento é constituído de seres vivos, unicelulares que se produzem por esporos e brotamento.
O fermento colocado na massa do pão alimenta-se dela e produz gás carbônico. Com a formação de bolhas de gás carbônico no interior da massa, esta aumenta de volume e se torna porosa, originando um pão macio.
A técnica de produção de bebidas alcoólicas é semelhante. Ofungo presente no caldo da cana, no suco da uva ou em outro líquido açucarado utiliza o açúcar como alimento e realiza sua fermentação. Nesse processo são liberados gás carbônico e álcool. Assim, do suco de uva produz-se vinho e do caldo de cana produz-se cachaça.
DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS

Os microfungos ou cogumelos microcópicos podem causar no homem doenças denominadas micoses, do maisvariados tipos. O termo micose foi empregado pela primeira vez por Virchow, em 1856. Ocupam as micoses lugar de destaque na patologia tropical. No Brasil há estudos e trabalhos importantes sobre o assunto, e que interessam a vários ramos da Medicina.
Os cogumelos microscópicos de interesse clínico pertencem, na maioria, à classe dos chamados fungos imperfeitos.
Actinomicose. Micose produzidapelo Actinomyces bovis. As lesões actinomicóticas se instalam em setores os mais diversos do organismo. Descrevem-se as seguintes formas anatomoclínicas: (1) cérvico-facial, com lesões também na língua, bochechas e encéfalo. Representa mais de 50( dos casos, surgindo após extrações dentárias, fratura de maxilar e outras lesões traumáticas da fase. O parasito, que vive na bocacomo saprófito, semcausar doença, pode invadir outros tecidos: seios faciais, glândulas salivares, órbita, pescoço e mediatismo. (2) Abidominal, com início no apêndice, gerando sintomas de apendicite aguda ou subaguda. Daí, o fungo pode invadir outras estruturas: cólon, ovários, trompas, fígado, etc. Acomete 20 a 30( dos casos, produzindo elevada mortalidade. (3) Torácica, encontrada em cerca de 15( dos casos,...
tracking img