Dilatometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo

Determinação do coeficiente de dilatação linear (latão, alumínio e ferro) e compreensão dos conceitos enfocados no experimento.



Introdução

O experimento foi realizado no diaquatro de outubro de dois mil e doze com o auxilio do professor Alex Bosco com a intenção de calcular o coeficiente de dilatação linear de diferentes barras de metais. Todo material ao ser aquecido sedilata e essa dilatação é proporcional à variação de temperatura sofrida pelo material. Por outro lado, quando um material é resfriado ele se contrai de forma também proporcional à variação detemperatura sofrida. O fenômeno da dilatação é muito importante, pois se não for levado em consideração nos projetos de engenharia, consequências graves podem ocorrer, como por exemplo, a ruptura de estruturasdevido a uma dilatação ou contração não consideradas em tempo de projeto. A dilatação dos materiais depende de fatores tais como a variação de temperatura sofrida, o comprimento inicial do material,o coeficiente de dilatação linear do material, etc.



Material Utilizado: A relação do material necessário para a realização do experimento é a seguinte:
- 01 base de sustentação metálica 10 cmx 67 cm com régua de 52 cm.
- 02 hastes fixas na base para suporte dos corpos de prova.
- 01 relógio comparador, precisão 0,01 mm fixado na base.
- 03 três corpos de prova de metais diferentes(latão, alumínio e aço).
- 01 termômetro -10°C à +110°C.
- 01 balão de destilação 250 ml.
- 01 rolha com furo para termômetro.
- 01 conexão para corpo de prova.
- 01 garra com mufa para fixação.
- 01tubo de látex com 40 cm de comprimento.
[pic]


Procedimento Experimental

Primeiro colocamos 50 ml de água no balão. Em seguida medimos o comprimento inicial Lo, da porção do tubo consideradana dilatação (entre o ponto de apoio fixo e a extremidade fechada que toca o dilatômetro). Anotamos na tabela. Depois anotamos a temperatura inicial Qi (temperatura do ambiente). Ligamos a fonte...
tracking img