Descobrindo a dilatação térmica de uma barra de alumínio através de um dilatômetro

871 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
Todos os tipos de materiais variam seu tamanho de acordo com a temperatura, com o calor expande e com o frio contrai. O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre pois com a diminuição de temperatura as moléculas se unem, contraindo o material, e com o aumento de temperatura as moléculas se dispersam, expandindo o material. Ou seja, a contração ocorre com a pouca movimentação das moléculas e a expansão ocorre com a agitação das mesmas. A dilatação, ou contração, pode ocorrer de três formas distintas: linear, superficial e volumétrica. O contrário ocorre quando os corpos são resfriados. Quando um desses dois fenômenos ocorre há uma mudança nas dimensões do material.
A variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida é diretamente proporcional à variação de temperatura por ela sofrida ΔT.

A variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida depende do material que ela é constituída () A dilatação linear é quando um material se expande apenas em função do comprimento, por exemplo: uma barra de metal, calculada pela equação:

A dilatação Superficial é quando um material expande apenas em duas dimensões, por exemplo: uma chapa de metal, calculada pela equação:

A dilatação volumétrica é quando a expansão, ou dilatação, ocorre nas três dimensões possíveis. Esta dilatação pode ser calculada pela equação:

Existem três formas de simbolizar as variação no material, são elas: △L, △S ou △V. △T simboliza a variação de temperatura. E também existem três símbolos para representar o tamanho original, são elas: L0, V0 ou S0.
Descobrir como funciona a dilatação térmica é muito útil principalmente nas áreas de: construções civis, nas quais material que podem expandir ao ponto de rachar ou desestruturar pontes prédios, entre outras construções.
O metal é utilizado em diversas áreas hoje em dia e para que estes materiais sejam utilizados sem perigo nenhum existem pessoas

Relacionados

  • Experimento de dilatação linear
    1633 palavras | 7 páginas
  • Plano de carreira
    68290 palavras | 274 páginas