Difteria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFTERIA
É uma doença causada por uma bactéria chamada corymeba cterium diphteríase, é altamente contagiosa.
A difteria já foi muito comum, mas vem sendo erradicada em todo o mundo com os programasde vacinação infantil.
A doença pode ser mortal se suas toxinas forem liberadas no sangue, pois provoca a morte celular do fígado, rins, glândulas adrenais, coração e nervos, fazendo com que estes setornem insuficientes e ainda paralisem. Quando contagia menores de 15 anos pode matar em cerca de 20% dos casos, também ocorre em adultos mas suas maior manifestação ocorre em crianças.
Gotículas desaliva liberadas no ar, contato cutâneo com a infecção ou com objetos contaminados pelas secreções do portador permitem a contaminação de outros indivíduos.

SINTOMAS
Tem um período de incubação de 1a 4 dias. Os sintomas incluem: fadiga, febre, garganta dolorida e dificuldade para engolir. Crianças infectadas tem como sintomas: náusea, vômito, calafrio e febre alta, algumas não apresentamsintomas até que a infecção esteja em estado avançado.
Alguns pacientes podem desenvolver pressão baixa.

TRATAMENTO
É feito com medicamentos antitoxina e bactericida como penicilina e eritromicina. Éimportante não fazer esforços físicos, pois a recuperação é bastante lenta.

PREVENÇÃO
Ocorre através da vacina tríplice dada em bebês a partir do segundo mês de vida. São três doses intramuscular comintervalo de um mês em crianças de dois meses a seis anos de idade como vacinação de base.
Para maiores de seis anos aplica=se a vacina DT a partir dos 7 anos de idade.

TÉTANO
É uma doença infecciosa enão contagiosa, causada pela toxina da clostridium tetani, uma bactéria gram-positiva e anaeróbica, que penetra no organismo RA LESÕES DA PELE, tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho eprovoca espasmos nos músculos voluntários, principalmente os do pescoço, sendo que os músculos respiratórios podem ser atingidos causando a morte por asfixia.
A bactéria é encontrada nas fezes de...
tracking img