Trabalho justo no tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sumário


INTRODUÇÃO 3
1.Histórico 4
2. Objetivos da manufatura JIT (Just in Time) 5
3. O JIT E OS CUSTOS DE PRODUÇÃO 6
3.1 O custo real: eficiência financeira e qualidade 6
3.2 O novo conceito de custo 8
3.2.1 Os indicadores do custo 8
3.3 Lead Time 9
3.4 Material em Processo 9
3.5 Importância da Qualidade 9
4. O JIT E OS DESPERDÍCIOS DA PRODUÇÃO 10
4.1 Desperdíciode Superprodução 10
4.2 Desperdício de Espera 10
4.3 Desperdício de Transporte 10
4.4 Desperdício de Processamento 10
4.5 Desperdício de Movimento 10
4.6 Desperdício de Produzir Produtos Defeituosos 11
4.7 Desperdício de Estoques 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

INTRODUÇÃO



Este trabalho de pesquisa apresenta o sistema Just In Time de administração da manufatura. Adescrição, os objetivos, o enfoque nos custos, as ferramentas, e a interação com a qualidade. Enfocando a eliminação total dos desperdícios no processo produtivo, como contribuição poderosa na obtenção de vantagem competitiva em custo.


























1.Histórico


O sistema Just In Time é uma filosofia de administração da manufatura, surgida no Japão, nosmeados da década de 60, tendo a sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, por isso também conhecido como o “Sistema Toyota de Produção”. O idealista desse sistema foi o vice-presidente da empresa Taiichi Ohno.
Este novo enfoque na administração da manufatura surgiu de uma visão estratégica, buscando vantagem competitiva através da otimização do processoprodutivo. Os conceitos da filosofia JIT foram extraídos da experiência mundial em manufatura e combinados dentro de uma visão holística do empreendimento. Os principais conceitos são independentes da tecnologia, embora possam ser aplicados diferentemente com os avanços técnicos.
O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital,equipamento e mão-de-obra. O resultado é um sistema de manufatura capaz de atender às exigências de qualidade e entrega de um cliente, ao menor custo.
Existem três idéias básicas sobre as quais se desenvolve o sistema Just In Time:
- Integração e otimização: de todo o processo de manufatura, tudo o que não agrega valor ao produto é desnecessário e precisa ser eliminado.
-Melhoria contínua: (Kaizen), desenvolvimento de sistemas internos para melhoria constante, não apenas dos processos e procedimentos, mas também do homem, dentro da empresa.
- Entender e responder às necessidades dos clientes: significa a responsabilidade de atender o cliente nos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega e custo empresa.






2. Objetivos da manufatura JIT(Just in Time)


O entendimento dos objetivos e das metas nos quais o JIT está baseado é importante para o processo de planejamento estratégico.
A meta do JIT é desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessários a cada tarefa. Para se conseguir esta meta, é preciso, na maioria dos casos, trabalhar sobre seis objetivosbásicos:
1. Integrar e otimizar cada etapa do processo de manufatura.
2. Produzir produtos de qualidade.
3. Reduzir os custos de produção.
4. Produzir somente em função da demanda.
5. Desenvolver flexibilidade de produção.
6. Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores.

A administração da manufatura Just In Time proporciona ferramentas gerenciais que possibilitam o alcance dessesobjetivos.
A educação e o treinamento constituem o alicerce sobre o qual se apoia a filosofia JIT. O conhecimento obtido a respeito do JIT através de educação e treinamento irá resultar em melhor capacidade de observação e modificações mais precisas no processo. É importante observar os resulatdos, melhorando os processos.











3. O JIT E OS CUSTOS DE PRODUÇÃO...
tracking img