Dificuldade no aprendizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-----------------------
Simone da Silva Chaves
Susana Barbosa dos Santos
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: Fracasso Escolar. De quem aprende, ou de quem ensina?
Belém-Pa. 2002
Simone da Silva Chaves
Susana Barbosa dos Santos
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: Fracasso Escolar. De quem aprende, ou de quem ensina?
2
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro deCiências Humanas e Educação da UNAMA, como requisito para obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia, orientado pela Professora Drª. Cely do Socorro Costa Nunes
Belém – Pa. 2002
Simone da Silva Chaves Susana Barbosa dos Santos
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: Fracasso Escolar. De quem aprende, ou de quem ensina?
AVALIADO POR:_____________________________________ PROFª. Drª. Cely Socorro Costa Nunes DATA:__________/__________/__________
Belém – Pa. 2002
3
4
Em especial à nossa orientadora Professora Drª. Cely Socorro Costa Nunes, a todos os professores da Unama do Curso de Pedagogia, aos colegas da turma 4PEN3 pelo apoio, e todos que contribuíram de forma significativa na consecução de nossa pesquisa.
5
Primeiramente a Deus,fonte de amor e sabedoria, pela vida, por ser meu refúgio, minha força e meu amparo, tanto nos momentos de alegria, como nas tribulações.
Aos meus pais Vesceslau Chaves e Maria Henrique que me ensinaram a buscar incessantemente o lugar ao sol através do conhecimento.
Aos meus irmãos pelo afeto e compreensão.
Simone Chaves.
6
A Deus pela vida, pela sabedoria. À minha querida mãe Loíde querealizou
um sonho através de sua filha. Ao meu esposo Jorge Ronaldo que soube
entender ao longo dos quatro anos de vida acadêmica os percalços que tivemos.
A todos os meus familiares, e aos amigos especiais que contribuíram de forma incisiva para a realização do meu projeto de vida.
Susana Barbosa.
7
A mais nobre aquisição da humanidade é a fala; e a arte mais útil é a escrita. A primeiradistingue eminentemente o homem da criatura bruta; a segunda, dos selvagens sem civilização.
Astle.
RESUMO
8
O propósito deste trabalho de pesquisa é analisar os aspectos que interferem na aprendizagem de crianças nas primeiras séries do ensino fundamental, principalmente no que se refere ao fracasso escolar no contexto da compreensão do processo da leitura e da escrita. Essa pesquisa foidesenvolvida na Escola Municipal Profº. Solerno Moreira que trabalha com a proposta da Escola Cabana que foi implantada em 1997 pela Prefeitura Municipal de Belém. Adotamos o método descritivo através da realização de observação e entrevistas com oito alunos e uma professora da Classe de Aceleração do Ciclo Básico I de Ensino O estudo em discussão traz à tona a reflexão acerca dos fatores queinterferem significativamente na aprendizagem; da compreensão dos processos que a criança utiliza para elaborar conhecimentos e comentários e sugestões sobre o Projeto de Aceleração, de modo que os educadores direcionem o olhar sobre o sujeito do processo e aprendizagem concebendo os alunos como sujeitos ativos nas relações sociais e históricas.
9
PALAVRAS-CHAVE: APRENDIZAGEM, FRACASSOESCOLAR, PROJETO DE ACELERAÇÃO
Introdução
SUMÁRIO
10
•ð Gênese da Pesquisa ? Gênese da Pesquisa 1
Metodologia 4CAPÍTULO I : Fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. 7
CAPÍTULO II : Compreendendo o Processo de Aprendizagem dos alunos. 12
CAPÍTULO III :Comentários e sugestões sobre o Projeto de Aceleração. 23
Considerações Finais 30
BIBLIOGRAFIA...
tracking img