Dificuldade de leitura e escrita:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA:
UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS





RESUMO

O presente artigo intitulado Dificuldades de leitura e escrita: um desafio para os professores das séries iniciais, tem como objetivo central a compreensão dos docentes, sobre as dificuldades de aprendizagem de leituras dos alunos, buscando identificar estratégias utilizadas pelos docentescomo forma de superação das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, partimos do eixo teórico a fim de ampliarmos o nosso campo de estudo e embasamos o nosso suporte teórico inicialmente revisitando a temática da aprendizagem, para em seguida tratarmos mais especificamente das dificuldades de aprendizagem. Observando a estratégias que permite uma maior flexibilidades dos alunos na leitura do que aconseguida com a estratégias alfabética. Apesar de haver evidenciais de que as crianças possam progredir naturalmente o seu processo de leitura e este processo tem papel importante para os avanços destas devidos às complexas relações entre ortografia e fonologia. Apresentando assim algumas contribuições a serem dadas para a superação ou a minimização da questão em foco. Por fim finalizaremos comoo educador influencia no processo de aprendizagem de leitura de seus educandos. Assim aprendemos que a leitura da criança das séries iniciais enfoca o real, o concreto, o fisicamente representado na imagem. Para ela a arte é literalmente a representação do mundo das coisas que existem ou acontecem. E com essa convicção que apresento este artigo visando mostrar o que é leitura, para que serve ecomo ela funciona nas séries iniciais.


Palavras-Chave: Dificuldade de Aprendizagem. Escrita. Leitura. (ORDEM ALFABÉTICA)











INTRODUÇÃO


O presente artigo trata das dificuldades de leitura e escrita, como sendo um desafio para os professores do ensino fundamental, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda autores como: Gadotti, Ferreiro, Freire e Soares e outrosque através de suas teorias tendam desvendar esse processo maravilho que e a leitura.
As dificuldades de aprendizagem é um problema que envolve vários fatores de interferências significativas como: intelectual, físico, psicomotor, social e cultural. É importante que se estimulem as crianças a descobrirem a leitura como fonte de prazer de conhecimento e de emoção. Se a iniciação da leitura nãoestá ocorrendo em casa, é para a escola que se voltam todas as expectativas da sociedade.
Entretanto não basta alfabetizar a criança, é preciso transformá – la num bom leitor qualitativo e quantitativamente competente desenvolvendo desde cedo o seu olhar crítico. “Estudar não é difícil porque estudar é criar, é recriar e não repartir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário”(Freire, 2001, p . 59 ).
É necessário que o professor conheça a realidade familiar de seus alunos bem como suas intervenções nos grupos sociais dos quais participam para que assim seja possível conhecer melhor o processo evolutivo de cada criança e trabalhar as dificuldades de aprendizagem na leitura através de dados concretos. Esta ação possibilitara ao professor tomar perceptíveis as necessidadesdo aluno numa relação de respeito estimulando – o a ser agente de construção de conhecimento.
O domínio da linguagem, enquanto a atividade discursiva e cognitiva e o domínio da língua enquanto um sistema simbólico utilizado por uma determinada comunidade lingüística são condições de possibilidades para a plena participação social do cidadão. (Foucambert 1994, p.54):
A língua é uma formade comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilhar, de informações e conhecimentos. Nesse sentido, o objetivo do trabalho com a leitura é a formação de leitores competentes.




De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN/LP (1998):
“Formar um leitor competente supõe formar alguém...
tracking img