Diferido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
Diferir significa postergar, deixar para pagar depois, é uma modalidade de substituição tributária.


O Diferimento acontece porque algumas diferenças contábeis surgem quando incluireceitas ou despesas no resultado contábil em um período e, no resultado tributável, essas receitas ou despesas são incluídas em período diferente. Neste caso temos então uma diferença entre o lucrocontábil e o lucro fiscal que é usado para calcular o IR/CS. As diferenças entre o lucro contábil e o lucro tributável podem ser temporárias ou permanentes. A diferença é que as temporárias afetarão aapuração do lucro tributável em período futuro, enquanto que as permanentes não podendo gerar um imposto de renda diferido ativo ou passivo.

As relações entre contabilidade e tributação, têm secaracterizado tradicionalmente pela existência de divergências que em alguns casos podem ser de notável relevância. Estas divergências surgem principalmente em função da natureza e dos objetivos dainformação gerada pela contabilidade, baseada em princípios contábeis que em muitos aspectos são distintos da normativa.

Esta linha de raciocínio supõe a necessidade de apresentar nas demonstraçõescontábeis, informação reveladora sobre as diferenças entre resultado contábil e o lucro, e sobre ativos e passivos fiscais diferidos. O lançamento dessas diferenças se faz no Livro De Apuração Do LucroReal – LALUR (art, 262 di RIR-99), não alterando o lucro líquido na contabilidade, pois em função do regime de competência, na contabilidade não há postergação do reconhecimento do resultado.

Deacordo com Deliberação CVM n° 273/98 e a NBC T 19.2 do CFC, os efeitos fiscais correntes e diferidos de uma transação ou evento devem ser contabilizados de maneira adequada, acompanhar a contabilizaçãoda própria transação ou evento, sendo classificados corretamente dentro dos grupos específicos das demonstrações contábeis.
Fazer a contabilização da provisão para IR/CS diferido é necessário,...
tracking img