Impostos diferidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Impostos Diferidos
Economia - Gestão



Impostos Diferidos
Diferenças que surgem entre as normas contabilísticas e as regras fiscais;  Dão origem a activos ou passivos por impostos diferidos; Têm como objectivo uma correcta especialização do imposto sobre o rendimento do período, ou seja, reconhecer no mesmo período das transacções o imposto sobre o rendimento com que estas serelacionam.



Impostos Diferidos


 

Imposto Corrente - determinado de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades fiscais; Imposto Diferido – determinado de acordo com os princípiosestabelecidos na NCRF 25; Gasto (Rédito) de Imposto = Imp. Corrente + Imp. Diferido - é a quantia agregada incluída na determinação do RL do período respeitante a impostos correntes e a impostosdiferidos (§6 da NCRF 25).


Activos por Impostos Diferidos


Referem-se às quantias de ISR recuperáveis em períodos futuros respeitantes a:
 diferenças temporárias dedutíveis;  reporte de perdasfiscais não utilizadas; e  reporte de créditos tributáveis não utilizados.


Passivos por Impostos Diferidos


Referem-se às quantias de ISR pagáveis em períodos futuros com respeito adiferenças temporárias tributáveis, tais como:
 Reservas de Revalorização
 Subsídios ao Investimento



Impostos Diferidos


As contas consideradas para efeito de ID’s são respectivamente:
2741 – Activos por Impostos Diferidos  2742 – Passivos por Impostos Diferidos



Estas contas têm as suas contrapartidas na natureza das operações que lhes deram origem. Assim, o valor doimposto diferido que resulta destas é reconhecido nas contas 5812 e 5892 (para os excedentes de revalorização) e 592 (para outras variações no capital próprio).



Posteriormente, estes impostos(Activos e Passivos por Impostos Diferidos) são utilizados para que os ISR sejam reconhecidos nos mesmos períodos em que as transacções com que se relacionam o são, utilizando-se por contrapartida da conta...
tracking img