Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Didática e Metodologias aplicadas pelos professores
em sala de aula

“Trabalhando com o pressuposto de que a aprendizagem profunda muda nossa identidade, vemos o processo pedagógico como umprocesso que envolve nosso desejo (nossa ânsia por algo alem de nós mesmos, uma ânsia moldada, pelo contexto social no qual atuamos, por nosso investimento afetivo naquilo que nos rodeia), captura nossaimaginação e constrói nossa consciência.” (STEINBERG, 1997, P. 102, apud NUNES, 2001, P. 194). O autor expressa uma idéia de que a aprendizagem é fator fundamental para nosso desenvolvimento pessoal, naconcepção de didática percebemos o quanto o homem, como educador, deve prezar em aproximar tal sentimento, de3scritopor Steinberg, ao aluno, fazendo com que se desenvolva o desejo de aprender,compreender.
Porém, atualmente o ambiente social do profissional da educação não o favorece em sua evolução em relação à elaboração de uma didática e metodologias ideais. Nota – se tamanha dificuldade porparte dos educadores, baixos salários, excesso de carga horária, violência no trabalho, estresse continuo, a falta de interesse dos alunos, condições precárias nas escolas e na locomoção, alem dafalta de apoio por parte da sociedade e dos governantes.
Entretanto, nem tudo está perdido, a muito se leva ao estudo sobre a didática e metodologias de ensino mais interessantes para o aluno e para oaprimoramento dos educadores. Não é vão que o estudo da Didática percorreu um longo caminho, do ponto de vista de sua teoria e pratica, assim cruzaremos todas as dificuldades que nos assola eplanejaremos um futuro melhor para a educação no Brasil, como diz em: “Processo continuo que se preocupa com o ‘para onde ir’ e ‘quais as maneiras adequadas para chegar lá’, tendo em vista a situação presente epossibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades da sociedade, quanto às do individuo” (PARRA apud SANT’ANNA ET al., 1995, p. 14).

Almira Maria...
tracking img