Reforma sanitaria

Páginas: 2 (359 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
O Movimento Sanitário incorporou conhecimentos desenvolvidos por pesquisadores de Saúde Coletiva e orientou práticas técnicas que serviram de base para a organização do SUS. O processo em curso nadécada de 90, resultou em novos conceitos relativos a Estado e Mercado, no campo da saúde. Foram configuradas novas questões que deverão influenciar a agenda de pesquisa em Saúde Coletiva, dando contados temas da eqüidade, da qualidade em saúde e da democratização do sistema brasileiro de saúde.
No Brasil a noção de Reforma Sanitária vem sendo associada a de movimento. Isso traz implicaçõesimportantes. Movimento significa processo, fenômeno dinâmico e inacabado. Sendo um processo em curso e sem final predeterminado, demarcar seu inicio também é tarefa complexa. Os estudos sobre os temas nomais das vezes datam um inicio do movimento em meados dos anos 70, na criação de uma serie de instituições empenhadas na universalidade e na equidade da assistência a saúde. É o caso do CEBES. Jánaquela época havia um acumulo significativo de conhecimento sobre a questão da saúde, na busca de novos caminhos para sua compreensão. Começam a ser desveladas as dimensões sociais, políticas e econômicasda prática médica e das medidas na área de saúde.

CEBES – Centro Brasileiro de Estudos de Saúde: Instituição que foi criada para agregar alguns grupos da sociedade que lutavam pelo direito à saúde,sob a bandeira de que saúde é uma questão para democracia.

‘A 8ª Conferência Nacional de Saúde teve como foco discutir se a saúde era ou não direito do cidadão brasileiro.’ (Sergio Arouca)

Asmodificações necessárias ao setor de saúde transcendem aos limites de uma reforma administrativa e financeira, exigindo-se uma reformulação mais profunda, ampliando-se o próprio conceito de saúde esua correspondente ação institucional, constituindo no que está convencionado chamar de Reforma Sanitária.

Promulgação da Constituição de 1988 – Ulisses Guimarães
É o documento da liberdade, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma Sanitária
  • REFORMA SANITÁRIA
  • Reforma sanitária
  • Reforma sanitaria
  • reforma sanitaria
  • Reforma sanitaria
  • reforma sanitária
  • Reforma sanitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!