Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) 1) Haydt (2006) afirma que a Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia; explicite o sentido dessa afirmação, detalhando o que você entendeu sobre as relações que têm sido estabelecidasentre a Didática e a Pedagogia. (0,2)

Resposta:

2) Ao estabelecer os fins da Educação opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal.Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca, em primeiro plano, qual função da educação?Explique. (0,2)
Resposta:

3) Descreva uma ação a ser desenvolvida por uma professora, em sala de aula, tendo em vista trabalhar o conteúdo em uma abordagem interdisciplinar. (0,2)
Resposta:

4)Após as teleaulas, leituras e discussões sobre os principais referenciais curriculares brasileiros para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, qual a sua compreensão sobrecurrículo e objetivos educacionais? Quais as relações que se estabelecem entre esses dois elementos do planejamento do ensino? (0,2)
Resposta:

5) Em nossas teleaulas e discussões, apresentamos diferentesperspectivas de organização do processo de ensino e aprendizagem, nas quais o professor poderá pautar-se para propor situações didáticas adequadas aos objetivos e conteúdos que ensina. Quais são asprincipais características do procedimento de ensino-aprendizagem individualizante? (0,1)
Resposta:

6) Há uma discussão do “ser” professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia doprofessor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, omestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza, enquanto ele não for capaz de se conduzir...
tracking img