Didatica pratica pedagogica antes e depois

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

GEISYBELL DA SILVA CEDRAZ ARAUJO















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















SALVADOR
2012


GEISYBELL DA SILVA CEDRAZ ARAUJO

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXOTEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang,Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:Roberta







Salvador
2012

Sabe-se que,assim como a história do homem, da sociedade e da cultura, é evolutiva, o pensamento também deve sê-lo, ou seja, deve estar constantemente superandoparadigmas ultrapassados e contribuindo para o progresso da humanidade. Neste contexto encontra-se a escola , o professor e sua pratica pedagógica, como um todo, cujo papel é educar seus cidadão independente do tempo refletindo sobre a ação-reflexão-ação à luz de teorias e metodologias e como devem se adaptar aos fatos sociais e mudanças políticas que afetam o ensino desde o séc. XVI até acontemporaneidade, partindo daquilo que presencia e vivencia da sociedade a que está inserida, e determinar então suas práticas pedagógicas a quem ela quer formar e dentro de que qualidade.
As recentes mudanças ocorridas no cenário da educação brasileira provocaram o surgimento de novas demandas na didática e no trabalho do professor. Este fato destacou a necessidade dos educadores ir embusca de novos caminhos, assim como de discutir sobre questões relacionadas ao método de ensino e sua pratica pedagogica enquanto elementos que se complementam, destacando as diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método historico-cultural e suas implicações na forma de ensinar bem como de que forma e porque essas mudanças ocorreram .
Este novo cenário educacionalapresenta-se bastante complexo uma vez que os educadores da atualidade não vivenciaram experiências em seus anos escolares que o remeteram a uma realidade baseada em múltiplos contextos, ou seja, a concepção de escola que muitos educadores possuem está impregnada pelas experiencias vivenciadas por este desde os seus primeiros anos escolares e nestas, discussoes relacionadas ao avanço da tecnologiana praxis pedagogica, por exemplo não foram concebidas nem tão pouco vivenciadas.
Neste contexto, a relação das novas tecnologias com o método utilizado pelo educador é necessária e inevitável; uma vez que ambas apresentam causas e consequencias na sala de aula .Torna-se impossivel discutir sobre educação, sem discutir sobre determinados avanços na sociedade que influenciam demaneira direta no aprendizado do aluno.Uma vez que vivemos em uma sociedade da informação, os efeitos da globalização são repercutidos nas escolas e estas necessitam alterar sua metodologia para acompanhar o avanço do seu alunado.


Paradgmas Educacionais

A Prática Pedagógica, atualmente, vem sendo analisada na perspectiva de ser retraduzida tendo em vista a acelerada transformação queafeta a sociedade, a educação e a escola propriamente dita, na formação Integral do ser Humano. Notadamente as transformações indicam que os processos que formam os alunos devem considerar a singularidade das situações de ensino, as novas competências e os novos saberes que o ofício profissional docente está a requerer neste milênio. De modo singular as investigações em torno da Pratica pedagogica...
tracking img