Dicas levantamento rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos, ou pelo menos uma boa parte dos profissionais envolvidos em projetos de redes de comunicação já devem ter ouvido falar do termo "site survey". Por definição, "site survey" é uma metodologia aplicada na inspeção técnica minuciosa do local que será objeto da instalação de uma nova infra-estrutura de rede, na avaliação dos resultados obtidos com as melhorias da infra-estrutura existente oumesmo na identificação e solução dos problemas de um sistema já em funcionamento.

Esse procedimento é realizado normalmente durante a avaliação do projeto, seja no levantamento da infra-estrutura necessária (dispositivos de conectividade, cabos, acessórios e outros), seja para a implantação de uma nova rede estruturada, instalação de equipamentos de rádio freqüência, redes wireless, etc, de formaa maximizar sua cobertura e eficiência, bem como reduzir os custos de investimento.

O que verificar

O site survey é uma ferramenta indispensável para detectar e ultrapassar problemas de performance após a implantação de uma nova infra-estrutura ou ampliação de uma rede.

Em quaisquer dos casos, o site survey pode ser utilizado para estabelecer métodos que permitam o remanejamento dospontos de rede existentes pelo simples reposicionamento ou reconfiguração (no caso de redes estruturadas), ou ainda para a ampliação do número de pontos existentes e/ou aumento da cobertura da rede, adicionando-se novos Pontos de Acesso (no caso de redes wireless), cuja localização será obtida a partir dos resultados do levantamento da planta, das medidas de propagação em campo e das especificações deperformance esperadas.

Durante a inspeção devem ser levantadas todas as condições técnicas do local da instalação, que inclui verificar a existência ou não de obstáculos que possam dificultar o lançamento do cabeamento ou o posicionamento de antenas, facilidades de pontos de energia, aterramento, ventilação, segurança, entre outros.

No caso específico das redes wireless, a inspeção devecontemplar ainda a análise de possíveis interferências de RF, níveis e condições de propagação do sinal, servindo como fonte adicional de informação para o projeto de localização dos Pontos de Acesso (AP’s).

Objetivos

O principal objetivo de um site survey é assegurar que o número, localização e configuração dos pontos de rede forneçam as funcionalidades requeridas e propiciem um desempenhocompatível com o investimento proposto no projeto. Os procedimentos envolvidos na metodologia visam dimensionar adequadamente o local para a instalação dos equipamentos e cabos (redes estruturadas) ou de Pontos de Acesso (redes wireless), permitindo que todas as estações possam ter qualidade nas conexões e obtenham total acesso às aplicações disponíveis na rede.

Para tal, é necessário executar umconjunto de etapas específicas que permitam o levantamento das informações necessárias:

Obtenção dos diagramas representativos do local de instalação da infra-estrutura da rede (plantas da edificação) para a definição das rotas do cabeamento e/ou linhas de visada;

Identificação e localização dos pontos de rede nas áreas de trabalho e locais de concentração de equipamentos para a elaboraçãodas plantas, desenhos e esquemáticos, seguindo uma simbologia padronizada;

Inspeção visual do local para a definição da prumada da rede e identificação de possíveis obstáculos para a passagem de cabos e/ou montagem dos Pontos de Acesso;

Verificação de facilidades quanto ao fornecimento de energia elétrica, condições do aterramento, sistemas de controle de ventilação, temperatura e umidade nospontos de concentração de equipamentos;

Definição dos requisitos da rede quanto:

• Cobertura (área geográfica ocupada pela rede estruturada ou que se pretende alcançar via rede wireless);

• Performance (que irá depender das aplicações de rede);

• Mobilidade (em redes wireless, roaming entre pontos de acesso);

• Número de pontos ativos na(s) área(s) de trabalho;...
tracking img