Elevador de canecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Mecânica ENG 320 – Transporte Mecânico

Construção de um Protótipo de Elevador de Canecas

Professor Orientador: Roberto Sacramento Equipe: Fernando de Melo Faria Pereira Marcos Regis D’Albuquerque Rafael de Oliveira Hughes

Construção de um Protótipo de Elevador de Canecas

Resumo
Os elevadores de canecasconstituem um meio econômico de transporte vertical de material a granel, podendo ser inclinados de até 70°, havendo casos especiais de equipamentos horizo ntais. São fabricados em vários tipos, em função das características do material a ser transportado. Podem ser do tipo centrífugo ou contínuo e com as canecas fixas em correia ou em correntes. Este trabalho trata da construção de um protótipo deelevador de canecas centrífugo de corrente, que tem como objetivo demonstrar de forma real e simplificada o funcionamento de tal equipamento, facilitando o entendimento do mesmo por qualquer pessoa que venha a estudá- lo. O equipamento foi confeccionado a partir de materiais simples, facilmente encontrados no comércio de Salvador, mas que reproduzem o funcionamento real de tal sistema transportador.Palavras-chave: Transportadores contínuos e Elevadores de Canecas.

2

Construção de um Protótipo de Elevador de Canecas

1.

Introdução

Este trabalho acadêmico tem como finalidade principal avaliar os conhecimentos adquiridos pela equipe no curso de Engenharia Mecânica, e principalmente na disciplina ENG320-Transporte Mecânico e sua aplicação em um dos tipos de TransportadoresContínuos de Granéis Sólidos estudados, que é o elevador de canecas centrífugo de corrente. Os elevadores de canecas são equipamentos mecânicos utilizados para o transporte (vertical ou inclinado de até 70°) contínuo de materiais a granel sólido. Podem ser classificados como : Elevadores Contínuos ou Centrífugos podendo ter as canecas fixadas em Correias ou Correntes. Os elevadores contínuos não possuemespaçamento entre as canecas e utilizam a força da gravidade (velocidade baixa) no descarregamento do material. Já os elevadores centrífugos, possuem um espaçamento entre uma caneca e outra (passo da caneca) e utilizam a força centrífuga (velocidade alta) para efetuar a descarga do material contido nas mesmas. Os elevadores de correia são utilizados para o transporte de materiais finos, secos e defácil escoamento, que não possuam fragmentos que possam danificar a correia. Para materiais não abrasivos, de escoamento fácil e que possuam fragmentos que possam danificar a correia utilizamos elevadores de corrente. Inicialmente determinamos que o material a ser transportado seria o arroz descascado, pela facilidade de ser encontrado e por possuir um custo não muito elevado. Em seguida,verificamos no Manual de Transportadores Contínuos* as suas características: Código: B 1 5: ? – Tamanho – Fino (1/8” e abaixo); 1 – Escoamento – Muito fácil (ângulo de repouso estático igual a 5°); 5 – Abrasividade – Não abrasivo. Tendo em vista que as características do arroz descascado coincidem com a aplicação do elevador centrífugo de corrente, como descrito no Manual de Transportadores Contínuos*,optamos pela construção do mesmo.

_______________ * Ver livro “Fábrica de Aço Paulista Ltda. 4ª Edição

3

Construção de um Protótipo de Elevador de Canecas

2.

Características do Elevador de Canecas Centrífugo de Corrente 2.1 Componentes:

1

2

1- Cabeça do Elevador 2- Calha de Descarga 3- Estrutura Central

3 4- Corrente 5 4 5- Canecas 6- Janela de Inspeção 7- Calha deAlimentação 6 7 9- Pé do Elevador 8- Esticador

8

9

2.1.1 Cabeça do Elevador
É o conjunto superior da estrutura do elevador, composta pela unidade completa de acionamento (Motoredutor e sistema de transmissão), calha de descarga e roda dentada de acionamento.

2.1.2 Calha de Descarga
Tem a função de captar e guiar o material descarregado pelas canecas. 4

Construção de um Protótipo de...
tracking img