Dicas de economia alternativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
60 Dicas de economia alternativa para você adotar no seu dia-a-dia
EM CASA
1. Não deixe que seu lixo reciclável tenha contato com a água
Muita gente já tem a consciência de separar o lixo para a reciclagem, então se certifique que o material estará protegido da água, que estraga e impossibilita o reuso se estiver úmido ou mofado. O ideal é manter o lixo em local seco e coberto. Se não forpossível, utilize tampas ou forros para cobrir as latas de lixo.
2. Prefira o balde e a vassoura
Quando for lavar a calçada ou o quintal, evite usar a mangueira. Prefira a vassoura e o balde. Antes de jogar a água, varra o local para tirar a sujeira mais grossa e depois use o balde para jogar a água. Encha o balde quantas vezes for necessário, mas não use a mangueira. Fazendo isso você poderáeconomizar até 250 litros de água durante a limpeza. O mesmo pode ser feito para lavar o carro, já que com uma mangueira semi-aberta, gasta-se 560 litros na ação. Se o serviço for feito com um balde, o consumo cai para 40 litros.
3. Tenha plantas dentro de casa
A poluição das cidades é tão grande e muitas vezes nem dentro de casa o ar está mais limpo. Agora com uma medida fácil, você pode melhorar aqualidade do ar dentro do seu lar. Tenha plantas que absorvem o gás carbônico e purificam o ar produzindo oxigênio puro. Elas ainda minimizam o efeito do cigarro, escapamentos e outros tóxicos como produtos de limpeza, gasolina e tintas. Espécies como Gérbera, Jibóia, Babosa, Espada de São Jorge, Crisântemo, Lírio-da-paz e Lírio Amarelo possuem, em suas raízes, bactérias que transformam poluentescomo monóxido de carbono, benzeno e até fumaça de cigarro em nutrientes para a planta e ainda embelezam o ambiente e proporcionam a você e sua família um maior contato com a natureza.
4. Diminua a quantidade de água para regar suas plantas
Presta atenção no clima e se estiver ameaçando chover, espere e não molhe as suas plantas com a mangueira. Use o que a natureza lhe apresenta: a água da chuva.Caso não tenha outro jeito, prefira regar as suas plantas no início da manhã ou à noite, pois com menos calor, as plantas precisam de menos água para sobreviver e assim elas estarão mais tempo molhadas. Não se esqueça, a água é recurso não renovável e já está escassa no mundo.
5. Tenha lâmpadas fluorescentes
Trocar as lâmpadas comuns ou incandescentes pelas fluorescentes pode ser umaalternativa de economizar energia e poupar o planeta. Segundo um estudo realizado pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) foi revelado que as lâmpadas fluorescentes chegam a ser 79% mais econômicas e produzem 70% menos calor que as incandescentes e, com isso, reduzem a necessidade de uso de ar-condicionado e ventilador. Isso pode representar uma redução de 20 a 30% na conta de luz de uma residência,por exemplo. Além de mais econômica, a lâmpada fluorescente tem maior durabilidade, já que sua vida útil pode ser de até 10 vezes maior que as lâmpadas incandescentes.
Com a ideia de incentivar as pessoas a diminuir o consumo de energia, foi lançado nos Estados Unidos o movimento 18seconds.org (http://green.yahoo.com/18seconds/), que afirma que 18 segundos é o tempo que se leva para trocar umalâmpada comum por uma fluorescente. A economia de energia gerada pela mudança evitou, nos Estados Unidos, a queima de 3,3 milhões de toneladas de carvão e a emissão de 14,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Outra maneira de economizar energia na iluminação é abusar da iluminação natural. Facilite a entrada de luz natural com janelas altas, cortinas abertas, assim você estaráaproveitando o que a natureza lhe proporciona com a luz solar.
6. Use garrafa térmica para manter a água gelada
Como a geladeira é um dos eletros que mais consome energia elétrica, nada melhor que evitar o abre-fecha da porta. Com o calor se aproximando, e para você ter água gelada sem precisar abrir a porta muitas vezes ao dia, você pode comprar uma garrafa térmica grande e abastecê-la com...
tracking img