Dicas de convivencia pcd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas de Convivência com Pessoas com Deficiência

Assembleia
A casa do povo é de TODOS os gaúchos

Mesa 2011
Presidente: Deputado Adão Villaverde (PT) 1º Vice-Presidente: Deputado José Sperotto (PTB) 2º Vice-Presidente: Deputado Frederico Antunes (PP) 1º Secretário: Deputado Alexandre Postal (PMDB) 2º Secretário: Deputado Alceu Barbosa (PDT) 3º Secretário: Deputada Zilá Breitenbach (PSDB)4º Secretário: Deputado Catarina Paladini (PSB)

1º Suplente de Secretário: Deputado Valdeci Oliveira (PT) 2º Suplente de Secretário: Deputado Luciano Azevedo (PPS) 3º Suplente de Secretário: Deputado Raul Carrion (PCdoB) 4º Suplente de Secretário: Deputado Paulo Borges (DEM)

Dicas de Convivência com Pessoas com Deficiência
Publicação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sulem parceria com a Faders.

Corag Porto Alegre 2011

Equipe Técnica
Presidência da Assembleia Legislativa Faders Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan Fórum Democrático Superintendência de Comunicação Social

Agradecimentos
Agradecemos a Romeu Kazumi Sassaki, Alex Garcia, Juliana Carvalho, Andrea Asti Severo, Hilda Pedrollo e a todos os que colaboraram na elaboração destapublicação.

Apresentação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Com o objetivo de adequar-se à Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul cria, na gestão do presidente Adão Villaverde, o projeto Assembleia Inclusiva, que visa a implementar ações voltadas a aprimorar a estrutura e adinâmica do Parlamento gaúcho para o recebimento e a inclusão de todos os cidadãos, com ou sem deficiência, que a ela se dirigem ou nela trabalham, tornando-a um referencial de instituição pública inclusiva. A Casa do Povo é de todos os gaúchos.

Apresentação da Faders
A Fundação de Articulação de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul(Faders) é vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, destinada a desenvolver a Política Pública para Pessoas com Deficiência e para pessoas com Altas Habilidades, no âmbito da Administração Pública Estadual. Há 37 anos tem o compromisso de promover ações, no sentido de propor, articular, coordenar e promover a implantação de políticas que garantam a cidadania e a inclusão social daspessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades no Rio Grande do Sul.

Respeito à diversidade, caminho para a igualdade.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos) Informação é fundamental paravencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo o respeito à diversidade humana. Muitas vezes, a principal barreira é a atitude em relação às pessoas com deficiência. O caminho da inclusão passa pela informação. Inclusão é o direito de TODAS as pessoas, com e sem deficiência. Só através do conhecimento e da informação teremos uma sociedade inclusiva. Com o objetivo de conscientizara sociedade sobre a capacidade e as contribuições que as pessoas com deficiência podem oferecer, fomentar o respeito pelos seus direitos e pela sua dignidade e combater preconceitos e práticas nocivas em relação a essas pessoas, o Parlamento gaúcho se une à Faders e apresenta esta cartilha, que traz informações e dicas de como conviver com a diversidade humana, além de formas de promover aacessibilidade.

As pessoas nascem com infinitas diferenças que se acentuam e se modificam; não há diferenças melhores ou diferenças piores. O que há é a diversidade humana.

Terminologias
Devemos ficar atentos à evolução histórica da terminologia. Termos como "portador de deficiência", "pessoa portadora de deficiência" ou "portador de necessidades especiais" não são mais utilizados. A condição...
tracking img