Aditivos para concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante o processo de edificação de uma obra, acabamos nos deparando com diversos obstáculos relacionados ao concreto, e assim tornou-se necessário usar a tecnologia e ciência em nosso favor,pesquisando e elaborando compostos adicionais, os quais poderiam de alguma forma satisfazer nossas necessidades.
Estes compostos adicionais são conhecidos como aditivos, e tem como função alterar aspropriedades físicas do concreto e argamassas, desta forma melhorando o manuseio e a qualidade final do produto, trazendo assim muitas vantagens.
Atualmente existem diversos tipos de aditivos e com as maisvariadas finalidades. A seguir veremos quais são eles, suas funções e denominações.

Aditivos Plastificantes

São compostos orgânicos, que tem como função tornar o concreto mais plástico,reduzindo seu slump não alterando ou diminuindo, no mínimo, em 6% a quantidade de água de amassamento da mistura. Dessa forma o concreto continua com seu aumento de resistência inicial e final.
O fato desteaditivo reduzir a quantidade da água de amassamento torna-se um ponto positivo, pois essa água é responsável pela porosidade do concreto, pois quando esta água excedente, não utilizada nas reações,acabam formando-se bolhas e canalículos minúsculos.
A principal vantagem deste aditivo é a concretagem sem falhas das peças, pois como a mistura se torna mais plástica ela acaba fluindo melhor,chegando assim em pontos onde o concreto comum não chegaria, evitando bicheiras.

Aditivos Superplastificantes

São aditivos com a mesma função dos aditivos plastificantes. Porém se diferem naquantidade mínima da água de amassamento a ser reduzida, passando de 6% para 12%, ainda assim mantendo o concreto com a determinada consistência.
Com o aumento dessa redução de água o concreto tem umresultado final ainda mais positivo, pois reduz ainda mais sua porosidade, dessa forma também aumentando sua resistência e tornando-se mais viável economicamente, já que se pode reduzir também a quantidade...
tracking img