Dibenzalacetona

Páginas: 3 (672 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014
Resultados e Discussões
Após a condensação aldólica, obteve-se a dibenzalacetona, que possui uma cor amarelada. Esta tonalidade do produto deve-se pelo fato do mesmo possuir ligações duplasconjugadas. Os compostos com maiores números de ligações duplas captam comprimentos de onda mais largas (próximas ao vermelho). Assim, com somente três ligações conjugadas, só pode captar luzultravioleta (sendo, portanto, incolor), e com onze duplas ligações conjugadas, absorve desde o ultravioleta até o vermelho. À medida que o comprimento do sistema de duplas ligações conjugadas aumenta, ocomprimento de onda de máxima absorção também aumenta. Por exemplo, enquanto o antraceno (três anéis aromáticos lineares) é incolor, o naftaceno (4 anéis lineares) é laranja, (porque absorve parte do azul),e o pentaceno (5 anéis lineares) é azul.

O mesmo acontece com a dibenzalacetona, que, por possuir ligações duplas conjugadas, absorve a luz e reflete a luz amarela.
Nessa reação, oreagente limitante é o benzaldeído, pois através do cálculo de número de mols vê-se que o benzaldeído é o que possui menor número de mols. Os cálculos são mostrados abaixo.
Benzaldeído:
Peso molecular(M1): 106,13 g/mol
Massa utilizada na reação (m1) = 0,9 g (que correspondeu a 0,86 mL, já que o benzaldeído fornecido estava no estado líquido).
Número de mols (n1) = m1 / M1 => n1 = 8,48x10-3 molsde benzaldeído.
Acetona:
Peso molecular (M2) : 58,08 g/mol
Densidade (d) = 0,79 g/mL
Volume utilizado na reação (V) = 0,5 mL
d = m2 / V => m2 = d x V => m2 = 0,79 x 0,5 => m2 = 0,395 gNúmero de mols (n2) = m2 / M2 => n2 = 6,8x10-3 mols de acetona.

Como a reação é 2:1 (duas moléculas de benzaldeído para uma molécula de acetona), consegue-se determinar quem é o reagente limitante equem é o em excesso com os números de mols encontrados acima. Para reagir toda a matéria de acetona, seria necessário 0,0136 mols de benzaldeído, mas o número de mols deste último é de 8,48x10-3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dibenzalacetona
  • Síntese da Dibenzalacetona
  • Preparação da dibenzalacetona
  • Sintese da Dibenzalacetona
  • Relatório da dibenzalacetona
  • Síntese da Dibenzalacetona
  • Síntese da Dibenzalacetona
  • Mecanismo de adição:síntese do dibenzalacetona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!