Diario reflexivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIÁRIO REFLEXIVO DA PESQUISA APLICADA “ A INDISCIPLINA ESCOLAR E SUAS DIVERSAS FACES”

Fazer a pesquisa acontecer na prática foi muito enriquecedor para mim, enquanto ser humano e mais ainda, para o minha formação de futuro docente, pois ainda não desenvolvi praticas docentes. Esta na escola Lídia Peixoto Santana, por algumas aulas de língua portuguesa, levantando dados e informações arespeito da indisciplina escolar e suas faces, e em razão desta pesquisa, fazendo observações e aplicando questionário, foi de fundamental importância para a minha formação enquanto futuro docente, uma vez que tive a oportunidade de esta o mais perto possível do alunado, e lhes ouvindo. Sem sombra de duvida, esta pesquisa irá servir de base para uma profunda reflexão sobre o fenômeno da indisciplinaescolar, tendo assim, uma nova visão. Depois de ter feito esta pesquisa, passei a ter um olhar mais apurado sobre o ambiente de sala de aula na pratica e especificamente de português, pois pude notar as dificuldades, os embaraços que um professor as vezes enfrenta para desenvolver seus trabalhos e foi nesse momento que entendir a frase que muitos professores dizem “ensinar é um desafio”,
Nas duasprimeiras aulas de português, estava pronto para fazer observações e anotações , no que diz respeito a comportamentos inadequados e pontuar sobre a metodologia de ensino/aprendizagem empregada pelo o professo da disciplina, no entanto, durante esse período, não percebi comportamento de anormalidade que configurasse indisciplina do aluno, aqui ou ali, um ou outro aluno se empolgava um pouco maisno comentário ou na conversa paralela, atrapalhando de uma certa forma o andamento da aula, mas logo, o professor os pedia para silenciar. A metodologia de trabalho do professor não era diferente do tradicional, os recursos didáticos e tecnológicos que usava eram limitados, no andamento do trabalho, predominava a aula expositiva, centrado no livro.

“O que leva um aluno de língua portuguesa aagir de forma indisciplinada na sala de aula? A metodologia empregada pelo professor ao ensino de língua portuguesa tem influenciado para tais atos ou são fatores extra-escolares que contribuem? Qual a posição do professor da disciplina diante de tal situação? Ele tem procurado sanar tais situações ou não? É difícil entender, assimilar o português? Por quê? Qual a importância da família na suavida escolar?”

Nas aulas subseqüentes, apliquei o questionário “O que leva um aluno de língua portuguesa a agir de forma indisciplinada na sala de aula? A metodologia empregada pelo professor ao ensino de língua portuguesa tem influenciado para tais atos ou são fatores extra-escolares que contribuem? Qual a posição do professor da disciplina diante de tal situação? Ele tem procurado sanar taissituações ou não? É difícil entender, assimilar o português? Por quê? Qual a importância da família na sua vida escolar?”
A alguns alunos e todos os comentários foram justificados considerando sempre os mesmos aspectos, o primeiro questionamento que fiz foi o seguinte: O que leva um aluno de língua portuguesa a agir de forma indisciplinada na sala de aula? E a maioria respondeu que aprender oportuguês é difícil, que não se sente atraído pela disciplina e outros que diceram que não gosta de estudar e muito menos de português. A metodologia empregada pelo professor ao ensino de língua portuguesa tem influenciado para tais atos ou são fatores extra-escolares que contribuem? Boa parte acha que o metodologio do professor não empolga, pois eles não se sentem atraído pelo conteúdo, não pegagosto e outra parte ao contrario acha que o problema não é a metodologia do professor e sim os problemas que muitos trazem de casa ou da rua. Qual a posição do professor da disciplina diante de tal situação? Ele tem procurado sanar tais situações ou não? A grande maioria dos entrevistados respondeu dizendo que o professor as vezes reprime ali no momento, atitudes de indisciplina, mas depois não quer...
tracking img