Diario de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quinta –Feira,03 de Maio de 2012.
Diário de campo
5: 35 da manhã:
Meu celular desperta , propositalmente, com a seguinte música( Se é que podemos chamar assim ) ” -Ô,ôôÔÔ, Ôôôôô tô bem na parada ninguém consegue entender, chego na balada...”
Meu Priminho de dois anos e três meses, acorda cantando a tal musica.
- Caramba, acordei o Filipe !!!! Penso eu , apavorada , pois a intenção jamaisé acordá-lo embora isso sempre ocorra:( Mas, não é que o moleque acordou feliz...cantando esse musicão e tudo!!!!( Meu Deeeeus , quanta ironia!!!!)
Desliguei o bendito celular. 5: 50 desperta outra vez , marco um dez e me levanto.
Primeira coisa que fiz depois de agradecer a Deus por mais um dia ,foi olhar pela janela do meu quarto pra ver como o dia estava. O sol já estava me convidando aviver mais uma dia!!!!!
Hoje é um dia extraordinário sabe, ( embora seja quinta-feira) pois excepcionalmente hoje teremos aula de pesquisa social no primeiro tempo, e usaremos o segundo para realizarmos uma observação participante na central do Brasil . Eita ansiedade, este será o meu primeiro trabalho de campo!!!
Em um tempo quase record, fiquei pronta, tomei um café reforçado e me dirigirrumo a faculdade Veiga de Almeida. Ao chegar na faculdade, logo ao encontrar o inspetor Graciliano, fui zoada por mais um título de vice do meu time: Vasco. Aff, esse povo viu?! Pelo menos tentamos poxa, isso não conta não???!:( Bom ,pelo jeito não mesmo! Kkkk
Sala: 230 (bloco C)
A galera já estava reunida a espera da professora Rogerinha:)
Tempos depois , a professora chega. Adivinhemsó?! Esta , assim como na maioria das vezes, estava perdida... Confundiu-se em meio a tantos diários.
Como sempre também, muito bem humorada.
Tivemos um tempo de aula bem dinâmico, onde a professora nos apresentou um exemplo de diário de campo , além de revermos juntos os 10 mandamentos da observação participante, destacamos os pontos mais vigentes a serem observados e dividimos a turma empequenos grupos onde cada um teve a opção de escolher o seu tema.
Determinado o que cada grupo observaria , um tempo foi reservado para lancharmos e nos preparamos para nos direcionarmos ao nosso campo de observação.
(- Como hoje era um dia especial, me permitir comer os biscoitinhos “proibidos” do Inibis . Hoje pode né?! :)
Dado esse tempo... o povão optou, em parceria com a professora, em irde metrô para a central.
Estação do metrô de são Cristovão:
-Quando as meninas decidiram ir de metrô, achei um máximo , pois essa seria a minha segunda viagem de metrô. Pensei: Poxa que legal, será divertido.
Divertido????? Que isso novinho, que isso??!!!
Quando a portão do metrô se abriu, levei um mega susto!!!! Sabe,uma latinha de sardinha ?! Então ,é mais ou menos isso, porém em umaproporção bem maior. Com unanimidade, decidimos esperar o próximo .
Ufa, pensei eu,o próximo não estará assim tão cheio. Quando o próximo chegou , percebi que havia me enganado! Sabe quando você olha um determinado local e pensa não caber mais nenhuma pena???Bom, até eu ser “gentilmente” convidada a empurrar tudo e todos que estavam na minha frente eu pensava que nem uma mosquinha sequer cabia naquelemetrô. Meu Deeeeeeeus, o que é aquilo????!
Para a galera que teve como tema: o trabalhador . Um dos primeiros aspectos a ser observados foi esse: O caos que o trabalhador sofrer todos os dias na ida e vinda do seu local de trabalho. A única maneira do trabalhador fugir do trânsito da grande cidade do Rio de janeiro e indo de metrô, transporte esse, cada vez mais caro e com condições tambémcada vez mais precárias.
Central Do Brasil
Chegando ao nosso destino, como cada grupo já estava devidamente dividido, cada um partiu em busca de observar a central com um olhar crítico voltado para o tema que havia escolhido. Meu grupo foi formado por cinco pessoas : Eu, Rosana Sarone, Daniela, Josiane Lima e .............O tema o qual escolhemos foi: A população em situação de rua.
Logo...
tracking img