Exercicio teoria da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TLT é uma empresa que produz telefones-padrão e celulares. O modelo mais importante da empresa é o TLT-5455, cuja produção é realizada através de quatrolinhas de montagem. Cada linha envolve cerca de 28 operárias que trabalham em tarefas especializadas e fragmentadas. Em um levantamento realizado pela gerente deprodução do TLT-5455, detectou-se que a linha 1 produz em média 480 telefones por dia, a linha 2 produz cerca de 460, a linha 3 alcança aproximadamente 510 e a linha4 chega a uma média de 550 telefones por dia.
(Adaptado de CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. rev. e atual. Rio deJaneiro: Elsevier, 2004. p. 107)
Tendo como base a experiência de Hawthorne, assinale a alternativa capaz de explicar a diferença de produtividade entre as quatrolinhas de montagem do TLT-5455.




( )O comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. Aqueles que produzem acima ou abaixoda norma socialmente determinada perdem o respeito e a consideração dos colegas.

( )Trabalhos simples e repetitivos afetam negativamente a atitude dotrabalhador e reduzem sua satisfação e eficiência.

( )A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e acriação de uma atmosfera favorável à realização do trabalho.

(x)O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas pornormas sociais e expectativas grupais.

( )Os grupos informais muitas vezes se contrapõem à organização formal, definindo regras próprias de comportamento.
tracking img