Diario de bordo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIÁRIO DE BORDO


DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO




Datas da observação: 16 e 19/08/11
Sessão I
Data do registro: 24/08/11




Dia 16 de agosto, cheguei às 13:00, na Escola--------, para então iniciar o Projeto de Intervenção, objeto da disciplina Estágio Supervisionado III, como exigência parcial para conclusão desta etapa do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federalde Ouro Preto – Centro de Educação Aberta e a Distância. Como acordado com a direção desta escola juntamente com a coordenação pedagógica e com as professoras --------------do 4º ano, turmas que executarei este projeto. Este não é meu primeiro encontro com algumas dessas crianças porque foi na sala da professora-------- que desenvolvi meu estagio de observação. A primeira aula será na sala daProfessora---------, ela já iniciou a aula fazendo a oração como de costume, e em seguida falou as crianças o motivo da minha presença, a turma me recebeu com um alegre boa tarde. Apresentei aos alunos o livro que iríamos ler e descobrir juntos os segredos de se ter uma grande amizade. Em uma conversa dirigida falei com as crianças sobre Sistema Solar, os planetas, os tipos de solo mais comum para nóse também fiz uma rápida explanação a respeito do personagem principal do livro, o Pequeno Príncipe. E sobre tudo, deixei bem claro que esta era uma obra fictícia, mas que certamente iria encantar a todos. Este projeto foi planejado para acontecer em dias alternados na escola, com as duas turmas do 4ºano Turma A da professora ------------e Turma B da professora-------------------. As datas jáestão marcadas, mas se houver necessidade poderão ser remarcadas para não prejudicar o andamento das disciplinas. O projeto terá seu encerramento no mês de novembro num total de 91hs41min.. Tudo que apresentado na Turma A também foi igualmente na turma B e assim será todo o projeto, trabalharei com as duas turmas num mesmo seguimento.


C.O= Na sala da professora ------------me senti maisa vontade por já ter mais intimidade com os alunos, mas nas duas turmas as perguntas foram muitas, todos manifestaram interesse me conhecer a historia do Pequeno Príncipe e o que ele fez de tão especial. Na turma A da professora ----------o conteúdo é um pouco mais adiantado, isto facilitou a conversação inicial. O assunto também se estendia sobre os planetas, as crianças em geral amam este tema,levei as gravuras que estavam disponíveis na biblioteca e isso chamou muito a atenção deles,quando falamos do solo,até porque eles estão vendo sobre isto em Ciências, senti que foi muito envolvente, é claro que também tem aqueles que gostam de ser do contra, de se mostrarem indiferente ao assunto, mas ainda assim, eu percebi que no fundo havia uma pontinha de interesse. Sou professora há algunsanos, mas confesso que no inicio senti um nervosismo, uma ansiedade que fui controlando à medida que as perguntas e o dialogo ia fluindo.A presença das professoras na sala de aula ajudou bastante,uma vez que fica mais fácil controlar as turmas.Para encerrar,dei para os alunos uma gravura pequena(impressa) do Pequeno Príncipe com uma frase retirada do livro e uma balinha colada no canto,me despedidizendo a eles que continuaríamos na próxima aula.






Dia 19 de agosto, cheguei a Escola -----------------------as 13:00 e me dirigi à sala de aula da professora -----e os alunos já estavam bem eufóricos para que eu entrasse em sua classe. Cumprimentei a todos e a professora que como sempre me recebeu bem e com um sorriso. Hoje teremos a primeira aula na biblioteca, pois iremos ver ovídeo com as primeiras 9 partes do filme sobre o livro do Pequeno Príncipe, a professora organizou as crianças em filas de meninos e meninas e seguimos para a biblioteca. Antes de iniciar o vídeo expliquei a eles que às vezes vamos intercalar nossa leitura com vídeos porque de outra forma não haverá tempo hábil para a concretização do projeto. O vídeo não é longo e mostra mais uma sinopse da...
tracking img