Diagrama v

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagrama V
Diagrama V é um instrumento heurístico proposto, originalmente, por D.B. Gowin (1981; Gowin e Alvarez, 2005), para a análise do processo de produção de conhecimento (ou seja, análise daspartes desse processo e a maneira como se relacionam) ou para "desempacotar" conhecimentos documentados em artigos de pesquisa, livros, ensaios, etc.. Por isso mesmo, é também chamado de Vêepistemológico, Vê do conhecimento, Vê heurístico ou, ainda, Vê de Gowin.
Antes do Vê, Gowin propunha um conjunto de cinco questões para analisar conhecimentos documentados:
1. Qual (is) a (s) questão(ões)-foco?
2. Quais os conceitos-chave? (Qual a estrutura conceitual?)
3. Qual (is) o(s) método(s) usado(s) para responder a(s) questão (ões)-foco? (Qual a sequência de passos?)
4. Quais asasserções de conhecimento? (Qual o conhecimento produzido?)
5. Quais as asserções de valor? (Qual o valor do conhecimento produzido?)
Tais questões, as chamadas "cinco questões de Gowin", constituemuma maneira mais simples, porém não tão completa, de analisar a produção de conhecimentos. Em princípio, poderiam ter originado algum outro tipo de diagrama, mas a forma de V é muito útil porque mostraclaramente a produção de conhecimentos como resultante da interação entre dois domínios, um teórico-conceitual e outro metodológico, para responder questões, que são formuladas envolvendo esses doisdomínios, a respeito de eventos ou objetos de estudo sobre os quais convergem tais domínios.
Logo abaixo, segue o esquema de um diagrama V com todos os seus componentes (Figura 1)
O lado esquerdodo Vê se refere ao domínio teórico-conceitual do processo de produção do conhecimento: ali estão os conceitos, propriamente ditos, com os quais podem ser gerados princípios e leis que, por sua vez,podem ser organizados em teorias que têm sistemas de crenças, ou filosofias, subjacentes. Esse lado do Vê corresponde ao "pensar".
Na base do Vê estão objetos a serem estudados ou eventos que...
tracking img