Diagrama de ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCEITO DE DIAGRAMA CAUSA E EFEITO 5
3. ESTUDO E FINALIDADE 6
4. RAZÕES 7
5. VANTAGENS 8
6. EXEMPLOS 9
6.1 EXEMPLO: DIAGRAMA “ESPINHA DE PEIXE” 9
7.2 EXEMPLO 2: DIAGRAMA ISHIKAWA 10
7.3 EXEMPLO 3: DIAGRAMA ISHIKAWA - PIZZARIA 11
REFERÊNCIAS 12








INTRODUÇÃOO presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar conceitos sobre o diagrama de causa e efeito ou ishikawa, ele irá mostrar como esse modelo identifica o processo organizacional.
O diagrama tem por fim intervir no processo de um problema dentro da organização, na qual o administrador usando esse procedimento irá fazer sua analise obtendo o seu resultado esperado.CONCEITO DE DIAGRAMA CAUSA E EFEITO





O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, em 1943 e foi aperfeiçoando nos anos seguintes.


Conforme meio eletrônico (2012. Site)


Diagrama de Ishikawa, é uma ferramentagráfica utilizada pela Administração pelo gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como ''Diagrama de Causa e Efeito'', ''Diagrama Espinha de peixe'' ou ''Diagrama 6M''. Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente. Para isto constrói-se um gráfico com oproblema identificado e suas prováveis causas. Com esta apresentação é possível identificar as principais causas das falhas em uma prestação de serviços, assim podendo estruturar as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, sobre a qualidade dos produtos. (Disponível em: . Data de acesso: 30/10/2012).

Como ressaltado o diagrama serve de forma sucinta eilustrativa, de fácil entendimento para que sejam estudadas as causas de problemas a serem corrigidos. Visando assim maximizar o desenvolvimento diminuindo os erros e aumentando a satisfação de seus clientes, gerando resultados recíprocos.

[...] Quando explicava a alguns engenheiros de uma empresa Japonesa a forma como diversos fatores (causas) podiam ser ordenados de uma formalógica. Este diagrama pode ser também designado por "Diagrama de Ishikawa" ou "Diagrama de Espinha de Peixe". É uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, dado que permite, de uma forma simples, agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem de um qualquer problema ou resultado que se pretenda melhorar. Aelaboração destes diagramas é feita habitualmente por grupos de trabalho envolvendo todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar claramente qual o problema ou efeito a estudar (falhas, avarias, tempos de execução demasiado longos,...), vão-se listando as várias causas possíveis desse efeito, começando por um nível mais geral e pormenorizando cada vez mais as sub-causas. O diagrama de causaefeito é a representação gráfica das causas de um fenômeno. (NUNES, 2007, site)




Os procedimentos do diagrama de 6M são utilizados principalmente pelos setores de otimização em empresas que avaliam seus produtos, abordando principalmente meios de melhorarem progressivamente objetivando atingir a meta desejada, ou seja, a qualidade.


ESTUDO E FINALIDADE





Emsua estrutura, as causas dos problemas e efeitos podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes ( o que confere a esse diagrama o nome alternativo de ''6M'');




➢ 1)Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
➢ 2)Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
➢ 3)Mão...
tracking img