Diagnostico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Licenciatura em serviço social – Terceiro Ano













Diagnostico social e projecto de intervenção







Disciplina: contexto e pratica de serviço social -Acção municipal

Docente: Ana Morais

Discente: Maria Augusta Monteiro

Maria de Lourdes Semedo

Jailce Tavares

Domingas da rosaPraia 05 Junho 2011

Introdução



Este trabalho visa responder a disciplina do Contexto e Pratica de Serviço Social na área da Acção Municipal 2, tendo como coordenadora Dra., Ana Morais onde tem como participante quatro elementos. O diagnóstico social é um diagnóstico que tem por objectivo conhecer a comunidade, identificar problemas e competência referente a comunidade de Achada Mato,visto que é uma comunidade com problemas sociais visível.

Este diagnostico social busca atender os objectivos de trabalho onde se busca apresentar oportunidades de representar a realidade em estudo uma vez que as condições, e os seus movimentos e as suas evoluções abrindo ao mesmo tempo a oportunidade de lançar-nos algumas, luzes, sobre as necessidade necessárias para as transformações.Metodologia

Nesta pesquisa buscamos reconhecer a comunidade, os objectivos que é importante para uma melhor compreensão e conhecimento da comunidade escolhida. Este trabalho trata de uma pesquisa empírica de carácter descritivo que se fundamenta nas técnicas qualitativas e quantitativa. Os instrumentos de colecta de dados foram uma entrevista semi-estruturada e questionários para a obtenção de dados.A área de intervenção de projecto

A área do estudo complementado para intervenção é o saneamento social em Achada Mato, numa das localidades pertencente ao município da praia mais especificamente.

Historial e contextualização

Achada Mato é uma localidade que fica no concelho da praia é, na periferia a sua localização geográfica é a norte, onde tem 917 habitantes segundo dadosestatístico da INE, 2009, onde a maioria se encontra desempregada e os que não são desempregados são pedreiros, empregadas doméstica, vendedeira ambulante, professores, estudante, universitário, educadora de infância, policia, bombeiro, enfermeiro, ministro da cultura, peixeira, pescador, comerciante, e entre outros.

Achada Mato é uma localidade com diversos problemas sociais devido a falta de emprego eocupação para os jovens e muitas vezes torna-se marginais por falta de ocupação.

Vias de Comunicação e Acesso

Os de comunicação na localidade de Achada Mato existe, mas devido a baixa renda da população não se encontra na totalidade dos moradores. Quando ao acesso é uma localidade de difícil acesso devido a má condição de estrada, o estado de conservação é péssimo, a distância de vias aéreaé mais de um quilómetro.



Descrição do Meio Ambiente

A comunidade está implantada numa planície

Como sabemos o conceito de saneamento, como qualquer outro vem sendo socialmente construído ao longo da história da humanidade, em função das condições materiais e sociais de cada época, do avanço do conhecimento da sua apropriação. A noção de saneamento assume conteúdo diferenciada em cadacultura, em virtude da relação existente entre homem natureza e também em cada classe social relacionando-se nesse caso as condições materiais de existência e no nível de informação e conhecimento. Sendo o saneamento básico é um conjunto de procedimento datados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiénica saudável para os habitantes. Entre os procedimentos do saneamentobásico, podemos citar em cabo verde: Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar em cabo verde: tratamento de água canalizada e tratamento de esgoto limpeza pública de ruas avenidas colheitas de resíduos. Como estas medidas de saneamento básico é passiva garantir melhores condições de saúde para as pessoas evitando a contaminação e proliferação de doenças, que ao mesmo tempo garante...
tracking img