Diagnostico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCACIONAL



AVALIAÇÃO PSICOMOTORA










São Paulo, 19 de Maio de 2012.



I - Introdução

À medida que o indivíduo se desenvolve, ele adquire funções cada vez mais complexas. A psicomotricidade através de jogos e brincadeiras procura desenvolver tais habilidades da melhor maneira.
É durante a idadepré-escolar onde se encontra o auge da aprendizagem, é neste momento em que toda a capacidade da criança deve ser explorada e desenvolvida, assim como ser identificado qualquer déficit.
Neste estudo foi avaliada uma criança na faixa etária de 08 anos com o objetivo de verificar em que nível estava relativamente ao seu desenvolvimento motor através de jogos em que se testaram a motricidade fina,motricidade global, equilíbrio, esquema corporal e lateralidade.
Nesta faixa etária a criança já adquiriu noções de todos e das partes do seu corpo: controlando-o e dominando-o com mais habilidade. A sua imagem de corpo passa ser antecipatória sobre um determinado assunto, pensa em vários pontos de vista. Esta faixa etária é conhecida, segundo Piaget, como período das operações concretas: acriança é capaz de conservar a correspondência numérica; quantidade de peso e volume; composição de classe; numeração; egocentricidade na representação de objetos; egocentricidade nas relações sociais; tempo, movimento e velocidade.
A psicomotricidade vem sendo usada como instrumento importante para melhorar a aprendizagem e desenvolvimento motor e intelectual do indivíduo.
A psicomotricidadeestá relacionada a aspectos psicológicos e cognitivos do movimento e às atividades corporais na relação do organismo com o meio em que se desenvolve.
Na psicomotricidade, há componentes maturacionais relacionados com os movimentos e ações que se mostram quando a criança entra em contato com pessoas e objetos com os quais se relaciona de forma construtiva.
E, ao mesmo tempo, é fonte deconhecimento e expressão do que já se tem, como meio de gerar vivências e emoções.
Assim se inicia a relação homem-vida, ou seja, a inserção do ser na vida a partir de seu movimento.
A meta do desenvolvimento psicomotor é o controle do próprio corpo até o mesmo ser capaz de extrair todas as possibilidades de ação e expressão que sejam possíveis.
O desenvolvimento psicomotor progridelentamente, de acordo com a experiência e oportunidades que a criança possui em explorar o ambiente no qual está inserida, portanto a falta de habilidade motora pode ser muitas vezes resultando da falta de vivência corporal. A representação mental do movimento, indispensável ao ajustamento com representação mental, supõe a visualização das atitudes sucessivas, segundo seu desenvolvimento rítmico.A percepção e a memorização das estruturas rítmicas são, portanto, um apoio funcional indispensável.
A construção de esquemas motores complexos envolve, portanto, não apenas a disponibilidade corporal completa, no plano postural, da localização e da dissociação do movimento, mas também de boa percepção e memorização das estruturas rítmicas.
A aprendizagem ocorre através damudança de comportamento viabilizada pela plasticidade neural.
Considerando que a aprendizagem motora é complexa e envolve praticamente todas as áreas corticais de associação, é necessário compreender o funcionamento neurofisiológico da maturação, para entender as bases teóricas necessárias para a estruturação de um plano de ensino, que considere as fases de desenvolvimento neural da criança,maximizando assim o aprendizado.











II - Jogos indicadores para faixa etária


Nome - cachorro e gato cego
Idade - 8 anos
Objetivos Específicos - Audição, atenção
Material- Lenços
Local - Sala, quadra, pátio
Formação - círculos
Organização - alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato.
Execução - Vedam-se os olhos de ambos....
tracking img