Diagnostico social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGNOSTICO SOCIAL
CONFLITOS INTRA-FAMILIARES OCASIONADOS PELO USO ABUSIVO DE ALCOOL E OU DROGAS

O presente trabalho consiste em uma análise da realidade das famílias atendidas pelo Conselho Tutelar de Itapipoca. É de grande relevância esse estudo por se tratar dos conflitos do cotidiano no âmbito familiar decorrente do uso abusivo de álcool e drogas, que é muito freqüente na nossa realidade.O mesmo buscará aprofundar esta questão com aplicação e análise de questionários destinados aos adolescentes e seus pais e/ou responsáveis.
No questionário elaborado para as crianças e adolescentes foram recolhidos informações importante para nosso estudo, buscando uma análise critica da nossa realidade local, no qual trabalharemos na perspectiva do fortalecimento dos vínculos familiares.
Agrande parte dos adolescentes entrevistados foram do sexo masculino, ou seja 60%, e 40% do sexo feminino, isso mostra que os usuários de drogas são de incidência maior ao público masculino.
Diante da pesquisa, constatamos que os entrevistados foram de maior porcentagem, chegando a 50% de faixa etária de15 à 20 anos, observando que essa idade é uma fase de transição e que a maioria dos adolescentesbuscam uma fuga de sua realidade, buscando uma saída que não seja conveniente, causando uma desestrutura familiar. Salientamos que somente 10% dos entrevistados são adolescentes de 10 a 15 anos e de 40%, acima de 20 anos.
No que diz respeito ao grau de escolaridade, podemos ressaltar que obtivemos o maior número de adolescentes que ainda cursam o ensino fundamental, ou seja, 60% dosentrevistados. Sendo assim, 20% são analfabetos e apenas 10% estão cursando o ensino médio, e por fim, 10% responderam que desistiram, ou seja, houve evasão escolar, por motivos diversos.
Em relação ao uso de drogas lícitas e ilícitas, observamos durante a pesquisa que o álcool prevalece com um número maior de consumo, ou seja, 50%. Em relação às drogas ilícitas, obtivemos um número bastante razoável, sendoque 30% dos entrevistados responderam que são usuários de maconha, e 20% preferiram não mencionar, visto que esse assunto para eles é bastante constrangedor.
Observamos ainda na pesquisa um número bastante elevado, os entrevistados não se mostraram capazes de responder esse item, pelo fato da maioria não admitir que sejam usuários de drogas, ou seja, 50%. Quando indagamos aos adolescentes sobreo uso de droga, somente 40% afirmaram que são usuários a mais de 5 anos e apenas 10% usam droga entre 1 e 3 anos.
Quanto ao prejuízo relacionado ao uso de droga, foi constatado que grande parte dos entrevistados, ou seja, 50% responderam que não trouxe prejuízo algum em relação aos estudos. No que diz respeito aos prejuízos adquiridos obtivemos uma porcentagem de 40%, que responderam que sim, ouseja, tiveram algum tipo de prejuízo nos estudos, mais não na vida como um todo. E apenas 10% não responderam.
Em relação à mudança de comportamento ocasionado por uso de drogas, verificamos que grande parte respondeu que houve sim, uma mudança de comportamento, ou seja, 40%, já outra parte respondeu que não, ou seja, 40%, apenas um pequeno número preferiu não responder, ou seja, 20%.
Sobre asolução de conflitos, discutidos aos pais ou responsáveis, analisamos que durante a pesquisa observamos o nível preocupante de conflitos pais/responsáveis e filhos, a maioria questiona a falta de diálogo ou a falta de orientação. Ou seja, uma das maiores causas mencionadas entre famílias foi a desestrutura sócioeconômica.

Já no que diz respeito à aos familiares (pais e ou responsáveis)acompanhadas pelo Conselho Tutelar do município de Itapipoca, chegamos aos seguintes resultados:
Quanto ao sexo, todas as pessoas entrevistadas são do sexo feminino. Quanto a faixa etária, 50% tem de 20 a 30 anos, enquanto, 50% tem entre 30 e 40 anos.
Com relação ao grau de instrução mais da metade tem o ensino médio completo, ou seja, 60%. Enquanto 40% tem apenas o ensino fundamental. Destas, apenas...
tracking img