Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização das Classes de Alfabetização

Salto para o Futuro
Profª Cancionilda Cátia Cardoso
Profª Isabel Cristina Frades
Profª Claudia Lemos Vório

Antigamente ai falar-se emalfabetização era ensinar a ler e escrever, atualmente o termo usado para a prática de ensinar a leitura e escrita no dia-a-dia é chamada de letramento.
O letramento traz uma ampliaçãopara a alfabetização onde a criança precisa interagir com o “outro” para construir seu conhecimento.
Com a apresentação do vidro apresentado pela Profª Olga, observamos maneiras deensinar através de recortes jornais e revistas, uso do dicionário e legendas construídas para fotografias, ela nos mostra a realização de um trabalho diferenciado, criativo e construtivo.Encontramos salas superlotadas, o que dificulta o andamento do processo do ensino, porém, é necessária a discussão do problema em coletivo para a criação de alternativas que venham a sanar oproblema.
É indispensável que o professor conheça e aposte na diversidade metodológica para atender as necessidades e diversidades da sua sala de aula.
Um fator importante é aboa construção de um ambiente alfabetizador, o que é um desafio ao educador, porém, de grande valia para a construção do conhecimento.
O planejamento é essencial para tenha um ensinode qualidade e eficaz na leitura e na escrita. A questão fundamental é direcionada totalmente para o entendimento e o planejamento que devem contar com conteúdos de alfabetização.Podemos trabalhar com atividades voltadas a comparações, observações e percepções, brincadeiras com a escrita, situações de leitura e escrita com a realidade dos alunos.
Deparamos-nosainda com a problemática da “promoção continuada” que ainda temos que aprender a lidar, pois há alunos em estágios diferentes de aprendizagem, sendo assim, é preciso aperfeiçoar o sistema de forma...
tracking img