Diagnostico organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 8
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como focofazer um diagnóstico organizacional de acordo com as várias dimensões empresariais, além de poder proporcionar o conhecimento nos mais variáveis aspectos característicos da área de Recursos Humanos. Assim podendo analisar seu ambiente interno e externo, seus valores, princípios, a fim de identificar possíveis problemas e tendo como foco uma organização centralizada e disposta a facilitar seurelacionamento com seus colaboradores e o meio ao seu redor.
O diagnóstico organizacional é um processo que permite o aperfeiçoamento contínuo da empresa. É através desse que podemos identificar os pontos prioritários a serem revisados, assim podendo melhorar o desempenho da gestão operacional e estratégica da empresa. A empresa referida se trada de um supermercado que opera com um mixmuito grande de produtos com venda a varejo, tendo como nome: Bretas Supermercados, localizada na cidade de Teixeira de Freitas-Bahia.
Uma empresa precisa estar sempre buscando inovações, precisa acompanhar as mudanças, ou seja, precisa estar sempre atualizada. Assim a organização necessita ser continuamente redesenhada para manter sua competitividade em relação às demais.DESENVOLVIMENTO

Na empresa referida a um líder acima do presidente, ele controla e recebe informações necessárias para que haja uma decisão final nos processos administrativos. Já o presidente desenvolve as atividades baseadas nas decisões tomadas pelo líder. Logo abaixo estão quatro setores: a diretoria Comercial, Financeira, de Marketing e de Recursos Humanos.A diretoria Comercial é onde a empresa se relaciona diretamente com clientes, é nesse setor que se desenvolve habilidades de negociação e competências para vender bem e manter as informações sobre o andamento das vendas. É a partir desse ponto que se desenvolve os outros setores, como o gerente comercial, administrativo e da loja, todos eles tem a responsabilidade de coordenar e liderar umaequipe de acordo com suas funções. A diretoria Financeira é onde se cuida da saúde financeira da empresa, ou seja, onde há o controle das atividades financeiras, esta tem como responsabilidade o controle de recebimentos e medidas de redução de gastos, aprovação de crédito e pagamentos de títulos e faturas. Já a diretoria de Marketing é onde acontece o processo de conhecer o mercado; onde posicionaos produtos ou serviços da empresa no mercado, desenvolve canais para oferecer o produto de forma adequada ao cliente, analisa o que está em alta e promove a imagem da empresa através da divulgação das ofertas. E por último a diretoria de Recursos Humanos, é nesse setor que há o controle das atividades referente à equipe da empresa e trabalho realizado na área de gestão de pessoas, se refere àdelegação de tarefas e à descentralização, questões motivacionais e estratégicas para o cumprimento dos resultados.
Este é realizado por profissionais qualificados na área, onde os mesmos são responsáveis pelo recrutamento e demissão de funcionários, treinamentos gerenciais, desenvolvimento pessoal e profissional, atividades motivacionais e interpessoais, acompanhamento da evolução doscolaboradores em conjunto, ou seja, está área cuida de tudo que está relacionada às pessoas dentro da empresa.
Segundo Krepk e Gonzaga (2008),


O gestor de pessoas deve preocupar-se com a natureza das relações humanas no ambiente organizacional, buscando criar situações que estimulem as pessoas a se comprometerem com os objetivos organizacionais. O clima...
tracking img