Urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Resumo do livro: “o que é urbanismo”
Quando pensamos nas características das cidades atuais, nos vêm à mente a agitação e a correria dos grandes centros urbanos, uma rua muito movimentada onde se vê filas imensas de veículos em engarrafamentos, uma visão aérea com muitos edifícios, a imagem de um complexo industrial imerso em poluição, a lembrança de uma passeata de trabalhadores descontentescom as condições em que vivem. Dessas imagens podemos extrair a característica que, para a maioria das pessoas, associa-se imediatamente à “cidade", ou seja, a aglomeração de pessoas e construções num pequeno espaço. Aprofundando-nos um pouco mais, percebemos que essas imagens intuitivas revelam também outros aspectos, como comportamento cultural, formas de ocupação do espaço, sistemas de produção,conflitos sociais etc. Verificamos que a cidade é muito mais que um simples conjunto de elementos visuais e palpáveis (pessoas, construções), mas também um complexo conjunto de relações que se estabelece entre esses elementos, compondo o nosso cotidiano. A ³vida na cidade": o sistema econômico-político, com seus mecanismos de troca e estrutura de poder; o comportamento sociocultural, na geração epreservação do conhecimento. Quando procuramos entender a cidade, juntamente com o motivo de sua origem e como se organiza,levantamos a problemática da cidade e nos vemos diante de um campo do conhecimento humano muito complexo e controverso: o "urbanismo”. Normalmente, as pessoas associam o urbanismo apenas às intervenções concretas no espaço das cidades, tais como a abertura de ruas, aconstrução de parques e praças, a organização do tráfego de veículos, o planejamento de um sistema de metrôs etc. No entanto, para toda intervenção concreta do urbanismo, uma ampla análise da cidade é das relações que nela se travam deve ser feita, envolvendo o conhecimento de todo o seu intrincado "funcionamento".
O termo "urbanismo deriva-se do latim - urbe = cidade - e, etimologicamente falando, é oestudo ou compreensão da cidade. Cidade e urbe não foram sinônimas no mundo antigo: cidade era a aglomeração das famílias e tribos; a urbe era o local sagrado e de reunião, o santuário destes povos.
 A definição inicial da palavra urbanismo está diretamente ligada ao contexto social e histórico da época em que foi criada (fins do "século XIX e início do século XX), quando as atenções se voltavampara o fenômeno das grandes transformações das cidades européias. Enormes contingentes populacionais rurais dirige-ser uma das fabricas que surgiam nas velhas cidades, durante os séculos XVIII e XIX. Epidemias proliferavam sem controle, e as condições desumanas de trabalho nas fábricas não mediam horas nem respeitavam idade. O urbanismo, nos seus primórdios, cuidou de dar soluções aos problemasoriginários dos fluxos migratórios (campo-cidade) e da aglomeração nos grandes centros. A visão clássica do que seja o urbanismo reflete-se na definição adotada por alguns autores para os termo surbanização, urbanismo e urbanificação. Para eles, o urbanismo é uma técnica de planejamento urbano que visa disciplinar o crescimento oriundo das migrações (urbanização). A urbanificação consistiria naconcretização das medidas apontadas pelo urbanismo 
O urbanismo é o estudo das relações entre determinada sociedade (cultura, tradição, poder, história) e o espaço que a abriga (ruas, construções, limitações geográficas), bem como das formas de sua organização e intervenção sobre elas com determinado objetivo.
Em toda relação causa-efeito, pressupõe-se a existência distinta de um elemento origem(causa) e de um elemento resultante (efeito). Diversos aspectos do espaço e da sociedade como a economia, a política, a tecnologia, a cultura, a geografia e o clima contribuem simultaneamente, numa "rede" de influências, para o resultado final.
Espaços que se alteram e sociedades que se mantêm imutáveis, espaços semelhantes e sociedades completamente diferentes e infinitas outras combinações...
tracking img