Diabetes mellitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus do tipo 1 (DM1), considerada doença auto-imune órgão-específico, resulta da destruição seletiva das células beta pancreáticas, produtoras de insulina,pela infiltração progressiva de células inflamatórias, particularmente por linfócitos T auto-reativos. As manifestações clínicas do distúrbio metabólico surgem quando cerca de 80% das células betatenham sido destruídas. Apresenta patogenia complexa, envolvendo a participação de vários fatores, dentre esses a susceptibilidade imunogenética com forte associação aos genes de histocompatibilidade(HLA), eventos ambientais e resposta auto-imune com presença de auto-anticorpos e/ou linfócitos auto-reativos, culminando em anormalidades metabólicas.
Ao contrário do que se admitia previamente,a evolução da doença não é aguda, e sim um processo de auto-agressão lenta, que provavelmente se desenvolva durante anos, numa fase pré-clínica. No período de manifestação da doença, com a presença dehiperglicemia e cetose, as células secretoras de insulina já estão em número muito diminuído ou ausentes.
Vários mecanismos imunológicos, tanto celulares quanto humorais, têm sido relatados napatogenia do DM1. Dos mecanismos celulares, as participações de várias células constituintes do sistema imune, tais como os linfócitos T (CD4+ e CD8+), os linfócitos B e as células apresentadoras deantígenos (APC), como macrófagos e células dendríticas, têm sido definidas. Dentre os mecanismos humorais, a participação de auto-anticorpos, específicos para antígenos das ilhotas pancreáticas, e ascitocinas pró-inflamatórias são as mais relevantes. Adicionalmente, as moléculas de histocompatibilidade (HLA) e as moléculas co-estimulatórias também participam na patogenia do DM1.
O processoauto-imune, que resulta no DM1, pode ser visto como uma falha no desenvolvimento e/ou manutenção da tolerância aos auto-antígenos, expressos nas células beta, das ilhotas de Langerhans do pâncreas....
tracking img