A autonomia dos professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese: A AUTONOMIA DOS PROFESSORES – CAPITULO 04
José Contreras
O texto trata-se de aprofundar o entendimento da autonomia como chave para compreensão de um problema específico do trabalhoeducativo, característica esta, essencial na possibilidade de desenvolvimento das qualidades primordiais da pratica educativa, pratica esta repleta de condicionantes.
Como exemplos de compreensão dapratica profissional faz-se uma reflexão a partir de três modelos de professor: o especialista técnico, o profissional reflexivo e o intelectual crítico. Afim de uma maior aproximação da definição deautonomia.
O primeiro é o modelo dominante que tradicionalmente existiu e estabeleceu toda a ideologia do profissionalismo. A definição desse modelo de racionalidade técnica é que a pratica profissionalconsiste na solução instrumental de problemas mediante a aplicação de um conhecimento teórico e técnico previamente disponível que procede da pesquisa cientifica. Instrumental porque supõe a aplicaçãode técnicas e procedimentos que se justificam por sua capacidade para conseguir resultados, ou seja, oque difere a profissões é a forma com que tal profissional resolve seus problemas, sempre munidode procedimentos técnicos derivados de uma ciência aplicada que afeta esse desempenho profissional.
Destaca-se três características: Primeiro que a relação entre a pratica e o conhecimento éhierárquica, há uma separação pessoal e institucional entre a elaboração e o conhecimento definindo a clara divisão do trabalho. Segundo, definindo a ciência aplicada como formulação de regras tecnológicas asquais se estabelecem procedimentos que gerarão resultados. Terceiro, que a elaboração do conhecimento técnico é possível na medida em que se considera que os fins que se prendem são fixos e bemdefinidos.
No campo da educação, a falta de aplicação técnica de grande parte do conhecimento pedagógico, juntamente com a natureza ambígua e, por vezes, conflituosa de seus fins, levou a que se...
tracking img