Diabetes melitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes mellitus

Conceito: é um grupo de síndromes caracterizadas metabolicamente por hiperglicemia e alteração do metabolismo da glicose devido ao prejuízo relativo ou absoluto na produção e ou ação da insulina. Esta associada a complicações microvaculares, macrovascular secundaria, aterosclerose acelerada, neuropatia, gestação complicada e maior susceptibilidade a infecções.
Classificação:1-Diabetes mellitus tipo I: (antiga insulina dependente, diabete juvenil). Foi subdividida em 1A e 1B, ambas associada a grave deficiência da insulina, que tende a levar a cetoacidose e dependencia absoluta da insulina. É mais comum em crianças, adolescentes e jovens.
D.M tipo 1A: é considerada doença autoimune crônica, ocorrendo em indivíduos geneticamente susceptíveis. É causada pordestruição seletiva das células produtoras de insulina nas ilhotas de Langerhans. Cerca de 3,2% dos diabéticos são portadores do tipo autoimune, parece que os anticorpos relacionados são: antiinsulina sensível: 55%, especifico: 63%. Antidescarboxilase do acido glutâmico (anti GAD) sensível: 80%, especifico: 90%. Antiilhota (ICA) sensível: 60%, especifico: 40%. Através destes anticorpos é possível predizer orisco desenvolver D.M 1ª em indivíduos saudáveis e principalmente parentes de 1º grau de diabéticos tipo 1 A. vantagens do uso destes anticorpos: identificação de indivíduos com este tipo de doença. Estimar a progressão e a gravidade. Identificar D.M 1 A de inicio tardio (adulto). Hiperglicemia que ainda não é acompanhada de cetoacidose, permite a instituicao de insulina precoce.
D.M tipo 1B:denominada idiopatica, caracterizada por deficiência de insulina mas sem relação com anticorpos.
2-Diabetes mellitus tipo 2: diabetes de maturidade, não insulino dependente. É a mais comum (90%) resulta da secreção inadequada de insulina associada ao desenvolvimento de resistência a sua atuação nos tecidos periféricos. Surge, mais comumente em adultos e idosos. Dificilmente leva a cetoacidose, maspode ocorrer, e ser necessário insulina, alem dos hipoglicemiantes. Parece que estes cursam com anti ilhota, promovendo destruição só percebida com 90% das ilhotas. É também ligada a hereditariedade.
3-Diabetes gestacional: aparece durante a gravidez, podendo desaparecer depois do parto. Ocorre em 1 a 3% das grávidas. Possui gravidade variável devido ao estresse metabólico ao diabete, podedesenvolver hiperinsulinismo ou deficiência insulínica. Pode gerar perdas fetais ou neonatais por falta de diagnostico pré-natal.
4-Diabetes por outras causas: secundaria a pancreatites, secundaria a Cushing (resistência periférica), secundaria a toxinas.
Sinais e sintomas: o tipo I pode ter inicio abrupto com cetoacidose e hiperglicemia.
O tipo II cursa com poliúria, polidipsia, polifagia e raramentecetoacidose (CAD).
Muitas vezes a hiperglicemia é assintomática e gera complicações que são a razao do diagnostico. Deficiência de cicatrização, infecções urinarias ou de pele, visão turva, cansaço fácil, nefropatias, arterosclerose.
Diagnostico:

Glicemia de jejum no sangue, soro ou plasma: valor normal: de 70 a 99 mg/dl. (jejum de 8 a 10 horas). Valor diagnostico para diabetes: duasdosagens, em duas ocasiões diferentes acima de 125 mg/dl (diabetes mellitus).

Glicemia pós-pradial: (glicose 99 a 125 outros exames para confirmar): diagnostico com dosagem superior a 200 mg/dl, duas ou mais horas após refeição mista, em pelo menos duas ocasiões diferentes. Níveis abaixo de 140 mg/dl praticamente afastam diabetes.

Teste de tolerância a glicose: (curva glicemica): jejum de 8 a 10horas. Administrar 75g oral de glicose em solução aquosa a 25% e coletar sangue seriado 0 minutos, 30 minutos, 60 minutos, 90 minutos, 120 minutos. Valor diagnostico: qualquer tempo acima de 200mg/dl. Pode dosar só 120 minutos e dispensar os demais tempos. Obs: 75g de glicose para adultos, excluindo grávidas; 1,75g/Kg para crianças até maximo de 75g.

Gestantes -
Teste de triagem: 50g de...
tracking img